Apontando para os Contrastes
Quando dedicamos parte do nosso tempo a observar fatos, cenas ou lances do nosso dia a dia, chegamos à conclusão de que muito daquilo que observamos é contrário ao mais elementar bom senso.
Qual será a razão desses contrastes? Alguns opinam que podemos justificar essa razão pelas próprias contradições do homem.
Dizem que o homem é a imagem e a semelhança de Deus. Mas, como podem acreditar nessa premissa aqueles que intuem por um lado que Deus é perfeição, é equilíbrio é justiça é amor e por outro que o planeta, os países, os estados, os municípios, os distritos, as escolas, os hospitais, as empresas etc. funcionam como o “espelho do homem”?
Justamente, é nesse espelho que percebemos nossa imagem refletida e constatamos a diferença daquela pintada para o Criador.
Sinceramente, acreditamos que para o homem vir a ser a imagem e semelhança de Deus ainda falta percorrermos um longo caminho de evolução.
Por outro lado, quando observamos nossa imagem no “espelho do homem”, ou seja quando observamos nossas imagens e semelhanças refletidas na natureza e nos mais diversos núcleos da sociedade, percebemos as presenças do macho e da fêmea, da ambição e desambição, do privilégio e da discriminação, da agressividade e da ternura, da avareza e da generosidade e, tal como luz e sombra, percebemos os nossos contrastes.
A “Marcha da Bronca” é letra para marchinha de carnaval e aponta os contrastes, ou seja, revela a presença dos opostos em todos nós.
A Marcha da Bronca
Tá tudo errado.
Tatu.Tá tudo errado.
Tá tudo errado.
Tatu.Tá tudo errado.
Menina bonitinha
andando como soldado
e homem muito forte
com um “big” rebolado.
Verão com muita chuva,
inverno ensolarado,
rico com muito emprego
e pobre só desempregado.
Tá tudo errado.
Tatu. tá tudo errado
Tá tudo errado.
Tatu. tá tudo errado
Velho com brotinho,
garotão sem namorada,
madame com dois cachorros
e criança desamparada.
“Pobre paga à vista,
rico compra fiado,
o mal reconhecido
e o bom injustiçado.
Tá tudo errado.
Tatu. Tá tudo errado .
Tá tudo errado.
Tatu. Tá tudo errado .