SOB O CÉU DE CURITIBA

...E finalmente chegamos à capital paranaense! Ou melhor, à cidade de São José dos Pinhais, eu soube depois, onde estava localizado o aeroporto da capital. Dali ainda teríamos alguns minutos de carro até Curitiba. Para nós tudo se mostrava como formidável novidade, principalmente a surpresa do sol inesperado num lugar onde pretendíamos encontrar o frio, o céu azul e reluzente como se recém pintado, o aeroporto e sua movimentação até tradicional mas que me pareceu diferente, surpreendente, a cidade nos recebendo de braços abertos com seus arranha-céus e parques vistos em sua exuberância antes da aterrissagem. Para nós, eu e minha esposa, começava mais um de nossos passeios conhecendo as belezes do nosso lindo país.

Nosso intuito era apanhar um táxi no aeroporto e seguir para o hotel. Porém, e nesses instantes precisamos levar em conta sempre a poderosa mão de Deus sobre nossos caminhos, depois de acomodarmos a bagagem e apressados para nos alojarmos logo objetivando o mais rápido possível tirar com um banho morno o cansaço da longa viagem, vi nas proximidades o balcão de informações contendo diversos folders sobre as atrações turísticas que poderiam nos interessar. Afinal de contas, estávamos ali a passeio e queríamos conhecer os principais pontos turísticos de Curitiba. Cumprimentei a funcionária e ela aquiesceu quando perguntei se poderia levar alguns. Em seguida indaguei onde ficavam os táxis e ela, graciosamente, me perguntou se eu não gostaria de ir até a Rua 24 horas num confortável microônibus por um preço realmente providencial. O táxi de São José dos Pinhais, onde fica o aeroporto, até o meu hotel(que, eu soube logo depois, ficava a pouco mais de quatrocentos metros da Rua 24 horas) giraria em torno de setenta a oitenta reais. Indo no microônibos eu desembolsaria somente oito reais por pessoa. Ou seja, dezesseis reais para mim e minha esposa. Uau, que legal! E o ônibus estava prestes a sair. Corri a comprar as duas passagens e ainda tive alguns poucos minutos para providenciar água antes da partida.

Assim, confortáveis e por um precinho inacreditável, seguimos no rumo do centro de Curitiba e fomos vislumbrando as primeiras paisagens da cidade de São José dos Pinhais - onde está localizado o aeroporto - ao longo do caminho, guardando na lembrança cada uma das imagens e deixando o coração se enternecer com as surpresas que estavam por vir naquela nossa primeira viagem ao Paraná. Nosso trajeto durou cerca de quarenta minutos, um pouco mais ou um pouco menos pois não calculei com precisão, e as primeiras impressões sobre tudo que víamos iam aprofundando nossa ansiedade de chegar logo ao hotel e dar os primeiros passos em busca daquelas emoções desejadas por quantos gostam de viajar.

Depois de devidamente acomodados no hotel localizado à Rua Comendador Araújo, bairro Batel, um local de grande valorização imobiliária, partimos para nossa primeira incursão pela linda cidade de Curitiba, sendo uma das primeiras providências procurar um restaurante. Antes, porém, fomos à Rua das Flores onde estava acontecendo a feirinha de artesanato, encontrando-a fervilhando de visitantes tanto curitibanos quanto turistas. Uma verdadeira multidão perambulava em toda extensão daquelas imediações, a conversar, fumar(argh!), rir e passar o tempo. Encontrávamos, ali, o coração curitibano, a alma desse povo alegre, comunicativo e tão cheio de simpatia.
Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 08/02/2009
Reeditado em 08/02/2009
Código do texto: T1428555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.