Um toque humano...


Estive pensando sobre as dificuldades que enfrentamos na vida, e meu pensamento foi assim que levado para diversas direções...

Ficou claro a necessidade de ter-se um foco, o mais definido possível, como ponto de partida nesta seara de pensamentos.

No meu caso, senti uma necessidade, aguda, de ter definidos as bases de onde principiavam os meus problemas.

Assim, todas as minhas dificuldades, fui colocando a mostra, procurando ter sobre elas uma visão mais ampla.

No geral, muitos dos problemas que enfrentamos surgem com os relacionamentos que mantemos junto as outras pessoas.

Na verdade, nem sempre estamos preparados para este “embate”!

E quando acontece, despreparados como sempre estamos, pegá-nos de calças curtas e nós nos assustamos...

É muito difícil fazer-se entender, quando a nossa comunicação se faz truncada. E essa falha pode estar tanto em nossa maneira de emitir nossos pensamentos, nossos sentimentos e desejos, quanto na forma como as outras pessoas recebem estas comunicações.

Não raro, se instalar, um clima de guerra e conflito!

É assim, necessário um componente a mais nesta comunicação, para que ela se estabeleça num clima pelo menos aceitável.

Este componente certamente deveria estar á mão, tanto de quem tenta se comunicar, quanto daquele que recebe a mensagem. Pensei por fim, que este toque humanizador, deve ser a flexibilidade.

Esta flexibilidade não significa de modo algum, abaixarmos a cabeça e aceitarmos passivos tudo o que nós é apresentado.

Esta flexibilidade antes de mais nada, significa ouvir, ponderar e aceitar como naturais as possíveis limitações em quem estamos interessados em nós relacionar.

Ser flexível não pressupõe que estamos certos, muito menos que estamos errados, simplesmente nos coloca em uma posição melhor para avaliar o que se passa.

E esta flexibilidade existe sim, dentro de cada um de nós, falta em alguns despertá-la, noutros controlá-la, mas existe em cada um de nós.

É um componente de nossas almas, que deve ser dosado com doses de inteligência, leia-se, razão e outra dose de sentimento, leia-se emoção!

Esta tão impregnada em nós, esta tal de flexibilidade, que nem damos á ela a devida atenção, pois vivemos tão automaticamente que nossa própria vida se esvai como um fluxo de água entre os dedos de nossas mãos.

Ser flexível é estar aberto a novas experiências, novos estudos, novas oportunidades!

É o atributo em nós que nos difere dos animais e que naqueles que estão atentos a ele, em si mesmos, traz um sentimento profundo de descontentamento frente as coisas que estão acontecendo ultimamente em nossa volta, em diversos círculos de nossa sociedade!

Ser flexível é estar atento ás necessidades de momento e assim estarmos em condições de responder ao adequadamente ao que se impõe.

A flexibilidade humana, rivaliza com sua capacidade de adaptação mas seu espectro é bem mais amplo. Não raras vezes sua forma é sutil e por isso é uma “posição” mental com raízes profundamente arraigadas no plano espiritual.

Será através dela que certamente venceremos os entraves em nossas vidas, em nossas relações em sociedade!

Será através do uso consciente e responsável dessa flexibilidade que alcançaremos um progresso jamais visto na história humana!

Ou por outro lado, como todo toque humano tende a ser destrutivo, poderá levar ao nosso fim no final.

Edvaldo Rosa
www.edvaldorosa.com.br
06/02/2009

Edvaldo Rosa
Enviado por Edvaldo Rosa em 07/02/2009
Código do texto: T1426161
Classificação de conteúdo: seguro