Uma Boa Mentira

Todos nós somos educados para não mentir. É um dos maiores mandamentos para as crianças, que insistem em deturpar, distorcer e inventar fatos, confundindo, irritando e porque não preocupando os pais. Mas é uma fase pela qual todos nós já passamos.

Porém, nós crescemos e nossa mente vai aprendendo que mentir é mesmo algo feio (alguns não aprendem ou deixam esse tirocínio guardado para ocasiões especiais, mas essa é outra história).

O fato é que, quando chegamos à fase adulta, a mentira ganha novos conceitos: tapear, trapacear, enganar, omitir, iludir, esconder, adulterar, corromper, suavizar a verdade, dentre outros significados semelhantes com o mesmo efeito.

Algumas pessoas empregam a mentira sem absoluta necessidade, para magoar pessoas e ferir sentimentos. São pessoas com más intenções. Outras mentem justamente para não magoar e acreditam que a mentira é mesmo a única saída.

Mas algo em que muitos não param para pensar é: a mentira pode ser boa? Digo, a mentira pode ser utilizada para uma boa causa, sem prejudicar ninguém?

Sinceramente, creio que sim. E o que me fez chegar a essa conclusão foram fatos corriqueiros. Por exemplo, numa entrevista de emprego, se você disser que tem muitas atividades diárias e mora longe, perde pontos. Se você é um(a) jovem que mora com os pais e vai para o motel com sua(eu) companheira(o), é melhor dizer à sua mãe que vai ao restaurante. Se você tem bolsa de estudos na faculdade, é bom não sair espalhando. Se você acha que a pessoa amada engordou e ela lhe pergunta se está bonita, você não vai dizer que ela está uma vaca ou um boi. Se você tinha uma prova mas se atrasou porque acabou a pilha do despertador durante a noite, não há mal em dizer ao professor que teve febre.

Há inúmeras situações que se encaixam nesta teoria. Mentir nem sempre é nocivo. Pelo contrário, pode ser uma necessidade, quando não se esconde um fato prejudicial a alguém. Pode ser uma maneira de evitar um desentendimento inútil ou de agradar alguém.

Tudo na vida tem diversos aspectos. A mentira também.

06 de fevereiro de 2009

---------------------------------------------------------------------

PS: Antes de fazer críticas destrutivas e bancar o puritano, livre-se de qualquer hipocrisia! Eu estou aqui para falar a verdade, apenas. Quem nunca contou uma mentira inofensiva (e até mesmo ofensiva)que atire a primeira pedra.

Obrigada pela visita! =)

Ana Marlyny Monteiro Souza
Enviado por Ana Marlyny Monteiro Souza em 06/02/2009
Reeditado em 07/02/2009
Código do texto: T1425807
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.