Não basta SABER, é preciso PARECER.

Não precisa ser especialista em Marketing para saber que um produto ou serviço deve ser exposto para ser testado e avaliado pelo público. Às vezes, um profissional tecnicamente preparado, pode não ter habilidade de comunicação, ficando atrás das cortinas, sem vir ao palco para receber os aplausos ou apupos da plateia. Para tornar-se conhecido é preciso expor-se na vitrine.

Quem assistiu ao filme “Os 2 filhos de Francisco”, deve ter percebido a estratégia adotada pelo pai dos futuros cantores, que chegou a comprar fichas telefônicas e distribuir entre os peões da uma construção civil para que eles telefonassem para a emissora de rádio, pedindo para tocar a música tal. Sabia que quanto maior a audiência, maior o número de discos vendidos.

Recentemente, li a confissão de um escritor que, estando em uma livraria, viu um dos seus livros e, fingindo-se estranho, perguntou ao vendedor sobre aquele livro, ao que foi informado tratar-se de "um livro muito bom". Instantes depois, aproveitando a distração do vendedor, retirou o livro e o colocou na parte em que estavam "os 10 mais vendidos”. A partir de então, imaginem o resultado! O marketing funcionou mesmo. Somos atraídos pela propaganda. Escondidos, ninguém vem nos procurar. Se temos algo para o público, precisamos oferecer.

Aqui, no Recanto das Letras, o Mural é a nossa vitrine. Muitos escritores não são lidos na mesma proporção dos seus bons textos, simplesmente porque não fazem o seu próprio marketing. Esperam ser descobertos pelos leitores. No meio de milhares, é preciso dizer: “Ei, estou aqui”! Estamos conscientes de que não só os aplausos nos motivam, mas também os apupos para que possamos nos corrigir. Alguém já disse: “Prefiro os que me criticam porque me corrigem, aos que me aplaudem porque me corrompem”. Estamos aqui para receber o comentário sincero do nosso leitor, seja qual for a sua avaliação. Portanto, reitero o meu agradecimento a todos, pois foi aqui onde comecei a escrever e espero ainda continuar por muito tempo.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 04/02/2009
Código do texto: T1420647
Classificação de conteúdo: seguro