O caminho das Índias

BANCO DE PORTUGAL 2000 ESC. - BARTOLOMEU DIAS (*)

O Banco de Portugal acaba de cumprir 150 anos de existência. Uma história rica de acontecimentos, onde a tradição andou sempre aliada a uma constante evolução tecnológica.

Coincidindo esta data com o período em que se comemoram os 500 anos do início dos Descobrimentos, o Banco de Portugal vem assinalar e associar estas duas efemérides com emissões de novas notas de banco.

Ostentando a efígie de grandes nomes da epopéia marítima portuguesa, as novas notas continuam a tradição de anteriores emissões homenageando figuras relevantes da nossa história.

As nossas notas são a nossa riqueza. Olhe por elas, olhe para elas.

BARTOLOMEU DIAS ( ? – 1500)

Bartolomeu Dias tornou-se num dos mais importantes nomes da História dos Descobrimentos ao ser o primeiro navegador a dobrar o até então chamado Cabo das Tormentas, que baptizou de Cabo da Boa Esperança.

A descoberta desta passagem do Atlântico para o Índico, conseguida em 1488, viria a ser de vital importância para as futuras navegações dos portugueses, abrindo caminho para a viagem de Vasco da Gama até a Índia.

Bartolomeu Dias participou ainda na descoberta do Brasil em 1500, vindo a morrer nesse mesmo ano quando uma violenta tempestade o levou ao naufrágio no Cabo da Boa Esperança, que havia dobrado anos antes.

(*)em fôlder do Banco de Portugal, Lisboa, 1998