Cápsula Temporal

É o que se chama a um recipiente onde se colocam algumas coisas da actualidade (livros, fotos, discos, Cds, Diários, jornais, enfim aquilo que uma pessoa julgue marcar uma época, a sua época). Depois ou se enterra essa cápsula num Jardim, ou se guarda em local seguro, até que dai a uns anos/décadas/séculos, depende da vontade de quem a organizou, se volta a abrir a tal cápsula e se vê o tempo que passou…

Aqui há dias fui arrumar uma enorme gaveta onde durante anos fui acumulando várias coisas, sobretudo papeis e livros dispersos, além de fotos. Precisava daquele espaço para guardar coisas recentes e, decidido com vários sacos de lixo preparava-me para a coisa demorar breves minutos e daquela gaveta não restar nada mais do que lixo, apenas lixo…Mas enganei-me…Nessa gaveta anónima tinha guardado coisas desde 1990 até o ano 2000, sendo que depois esqueci pura e simplesmente o guardado…

Posso dizer que fiquei no mínimo surpreendido, pois encontrei os originais de poemas feitos na tropa, os meus primeiros fados, banda desenhada feita nas aulas do tempo do Curso, relatórios dos dois estágios que completei e, o maior tesouro, um dos melhores desenhos por mim feitos, que tinha lançado para ali sem pensar…

Demorei cerca de duas horas a arrumar a gaveta e acabei por só atirar metade para o lixo, sendo que nessas duas horas viajei no tempo, sorri imenso, fiquei sério quando li coisas mais tristes, e sobretudo reparei como mudei em pouco mais de uma década…

Claro que agora tenho uma nova pasta com as coisas que aproveitei, uma pasta que guardo com imenso carinho, pois podemos mudar muito, mas nunca, nunca esquecer a nossa história, esquecer quem fomos, pois esses dias do passado forjaram a pessoa que somos na actualidade e que seremos no futuro…

Viajar no tempo é impossível?

Experimentem abrir uma gaveta como a minha e verão se é ou não possível…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 01/02/2009
Código do texto: T1416736
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.