(Economia) RAPIDEZ E EFICIÊNCIA

(Economia). RAPIDEZ E EFICIÊNCIA

ANTONI BIGCUORE*

A crise devagar está chegando, infelizmente. E não adianta as bravatas do presidente que, desde o começo, procurou minimizá-la.

O governo tem que ser rápido. Baixar a taxa de juros é condição “sine qua non” para minimizar a crise. O Brasil tem uma das taxas reais de juros(descontada a inflação),mais altas do mundo!.

Os bancos brasileiros cobram o “spread” mais alto do mundo! (spread é a diferença dos juros na captação, em relação ao empréstimo concedido).

Algumas medidas acertadas já foram tomadas, visando a aumentar o consumo das famílias. O aumento do salário mínimo é correto. Vai movimentar bem a economia. São mais 8,5 bilhões de reais, a mais em circulação. No nordeste, principalmente, ele é muito importante.

O governo deveria também conceder o mesmo aumento que deu ao salário mínimo, deveria dar a nos aposentados que ganham acima do mínimo. Nossos salários estão defasados em mais de 50 por cento, nos últimos cinco anos!

Dinheiro de salário e aposentadorias, voltam, com certeza, para toda economia. Ao passo que dinheiro nas mãos dos banqueiros, eles aplicam em títulos do governo e nada movimenta a economia.

Para combater a crise, é imperativo o povo ter mais dinheiro no bolso. A demanda social no Brasil, é altíssima! Dever-se-iam construir mais habitações para o povo, sobretudo, para as camadas mais baixas da população. Investir na infraestrutura também é uma boa opção.

Esperamos que o governo aja rápido e com eficiência!

====================================================

(*) Autor é escritor em Sp.sp. Acesse sua página na net – www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. São mais de 800 textos, de boa qualidade, à sua disposição!. Confira!(sp.sp. 01.02.09,domingo, às 10,24 hrs.)

====================================================