Para Inglês ver

Olé! Olé! Vem ai a copa do mundo! 2010 na África do Sul e quatro anos depois no Brasil. No país das reformas para Inglês ver. Assim como quando um ministro ou secretário de estado, deste modo sem maiúscula pelas honras devidas pelos serviços prestados, visitam uma instituição do setor, é um tal de corre-corre, limpa-limpa, de uma forma tenaz, sobe-se a atenção de “prestatividade” de seus servidores, digna de mais fina flor da sociedade nos setores.

As cidades estão numa briga ferrenha para sediar jogos da copa, numa briga de foice como se fala por aqui. Há uma movimentação barulhenta nos meios responsáveis pelos pontos turísticos, comerciais e prestação de serviço. Claro. É de suma importância para o comércio das cidades onde haverá concentração de seleções e mais ainda, nas cidades onde acontecerão os jogos.

Como sempre, uma competição importante traz muitos dividendos aos cofres públicos, mas há gastos exorbitantes como nas construções antes do Panamericano no Rio de Janeiro, num estado falimentar de segurança e educação como nos encontramos. Não é o caso de países responsáveis por edições anteriores de eventos deste porte, seja copa de seleções ou olimpíadas. Reclamavam que na Coréia se comia carne de cachorro, no Brasil tem pessoas que sequer se alimentam como cães, quiçá, comem os restos de lixo com os cães. Certamente esta cena corriqueira nos nossos centros urbanos não serão vistos pelos nossos turistas, há uma enorme vassoura para varrer indigentes para baixo das calçadas. Bom seria se essa vassoura gigante varresse a hipocrisia e a corrupção para longe, e trouxesse de volta a ética.

Ademais, os investimentos anunciados em infraestrutura nas cidades, no caso de Porto Alegre para exemplificar querem saltar de 27% de rede de esgoto para 80% até 2014, como que, se não houvesse copa, poderiam as pessoas morrer com esgoto até o pescoço. Mas para que se preocupar com isso, as pessoas ganham a vida jogando bola e o que tem que ser visto é a conquista da taça, e não é qualquer conquista, e jogando bonito, para orgulho nacional a venda de mais de mil atletas por ano.

Éééé! Do Brasiiiiiiiiilllllllll!!!! Pode soltar a vinheta...

J B Ziegler
Enviado por J B Ziegler em 31/01/2009
Código do texto: T1415618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.