Culpado!
A vida, nada mais é do que uma imensa pilha de acontecimentos.
Amizades, amores, brigas, sonhos. Enfim, todo e qualquer evento que ocorra no seu dia-a-dia. Ela é como um enorme fichário, onde cada dia, cada "coisa" que nos acontece é uma folha nova a ser inserida.
Até aí tudo bem, isso é o básico. É também lógico pensar que nada na vida acontece por acaso. Soa clichê, eu sei. Mas é um tanto óbvio que cada fato do nosso cotidiano tem um autor e uma consequência. Nada acontece sem um sentido. Mesmo que seja um detalhe ínfimo, algo será mudado pelo que aconteceu.
Nós sempre nos apegamos às consequências. Principalmente às negativas. Focamos nossa mente no que de ruim desencadeou-se, sem prestar atenção no porquê de ter acontecido. E é aí que acabamos amaldiçoando-nos. É nesse ponto que nos condenamos a repetir eternamente os mesmos erros. No exato momento em que nos fechamos em nós mesmos e começamos a "sofrer" pelo que de ruim aconteceu, é que nos tornamos vulneráveis aos novos pesares.
Sempre esquecemos que as coisas não acontecem por acaso. Nos falta o discernimento para visualizar a origem do problema.
Quer um exemplo? Todas as adolescentes se trancam em seus quartos e entopem-se de sorvete quando percebem seus rostos deformados por aquela espinha épica. Porém, nenhuma para e pensa que, na verdade, o sorvete de chocolate tende a ser um dos causadores das espinhas. Nenhuma sequer cogita a possibilidade de o "stress" em que se lançam devido a esse desejo de beleza perfeito que lhes foi negado momentaneamente ser um dos criadores das tão infames errupções pustulentas.
Ou seja: a energia que é emprega em excesso quando se trata de reclamar, deveria ser aplicada na vontade de encontrar a raiz do problema.
Sim, estou falando de achar os culpados. Descobrir por que aconteceu. Quem foi o catalisador disso. E eis que ficamos frente-a-frente com uma verdade terrível: a maioria das coisas ruins que nos acontece foi causada por alguma atitude nossa.
Sabe quando nos dizem aquela frase, "você é o seu pior inimigo"? É chato, mas é verdade.
Você é o seu pior inimigo, o seu maior obstáculo. Nossos atos estúpidos, tantas vezes considerados irrelevantes, nos prejudicarão no futuro. Nos derrubarão. E nós iremos nos negar a ver essa verdade.
É uma característica do ser humano. Ninguém aceita uma culpa. Todos procuraremos sempre alguém em quem descontar nossos sofrimentos, nossas falhas.
Culparemos nossos pais, professores, amigos, todos. Por vezes, nem o cachorro escapa...
É mais fácil para nós. É reconfortante a sensação de ser a vítima. Pensar que alguém nos apunhalou. Que caimos traídos por outrem. É mais simples. Minimiza sua culpa. Afinal, uma vítima merece não menos do que pena e apoio daqueles que a cercam.
E é esse apoio que almejamos. Esperamos ser afagados, protegidos. Mesmo quando a culpa é nossa.
Culpamos os outros e esperamos desculpas. Mesmo que você tenha feito uma bobagem, tentará encontrar uma forma de retratar a história de maneira que você fique com a imagem do pobre coitado que mais perdeu com aquilo tudo.
E é aí que está o "x" da questão. Se você falhou, você não merece ser reconfortado. Se aquela amizade acabou por sua culpa, você não tem por que ganhar apoio. Você é o vilão. Você é que deveria pedir desculpas. Ter dignidade e assumir que errou.
Porém, poucas pessoas fazem isso...
É mais cômodo ignorar o autor e chorar pela consequência. É mais fácil manter seu orgulho e sacrificar sua alma. Perder aquela amizade, aquele relacionamento, só por que não se quer assumir que errou. Esconder-se atrás de motivos insólitos afim de convencer a sí mesmo que não é culpa sua.
Eu sei bem como é isso...
E posso garantir-lhes: Não adianta.
Tentar ignorar o que deu errado pode parecer o caminho fácil, mas nem sempre o caminho fácil é o certo. Fugir nunca é a solução.
Por vezes, sofreremos por ter errado, mas creiam-me, é mais fácil se erguer se você ainda tiver os seus amigos do seu lado para ajudá-lo.
Parece conselho de livro de auto-ajuda, eu sei. Mas atentem para isso. Descubram se o culpado pelo que de mal lhe acontece não é você mesmo. É provável que seja. Será chocante descobrir que você é quem tem tentado te derrubar esse tempo todo. Mas o choque passa. E depois dele, vem o entendimento. Vem a certeza de que você perdeu muito tempo se lamentando. Vem o arrependimento por não ter enfrentado os seus medos.
Mas não chore, você sempre pode recomeçar. Só precisa enfrentar o seu grande "inimigo".
E sabe o melhor? Não há ninguém melhor do que você para vencer você mesmo...