JESUS E A NOVA ALIANÇA

JESUS E A NOVA ALIANÇA

ANTONI BIGCUORE*

A Bíblia efetivamente é um livro maravilhoso e sábio. Só que precisa ser lida e interpretada com muito discernimento, levando em conta sempre o contexto sócio-econômico da época.

Ela se divide basicamente em antigo testamento e novo testamento. São 46 livros do antigo testamento e 27 livros do novo testamento.

O antigo testamento narra basicamente a história do povo hebreu. É composto de 46 livros. O chamado Torá ou Pentateuco, dos judeus, é composto dos seguintes livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

A chamada antiga aliança, é aquela que Deus fez com os profetas e homens especiais, escolhidos por deus para conduzir o povo hebreu. Os principais profetas do antigo testamento foram Moisés e Abraão.

Toda a Bíblia é uma obra de revelação. Deus vai se mostrando aos poucos à humanidade, até culminar com a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!.

Até antes da vinda de Jesus, o povo hebreu era considerado o povo eleito de Deus.

Com a vinda de Jesus, o Povo de Deus, é toda a humanidade! A humanidade inteira é considerada o povo eleito de Deus.

“Cristo é Superior a Moisés – Diz o apóstolo São Paulo, em carta aos romanos, capítulo 3, versículos de 1 a 6: “Portanto, irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos, Jesus.

Ele é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés o foi em toda a sua casa (Num 12,7). Porém é tido muito superior em gloria a Moisés, tanto quanto o fundador de uma casa é mais digno do que a própria casa. Pois toda casa tem seu construtor, mas o construtor de todas as coisas é Deus. Moises foi fiel em toda a sua casa, como servo e testemunha das palavras de Deus. Cristo, porém, o foi como Filho à frente de sua própria casa. E sua casa somos nós, contanto que permaneçamos firmes, até o fim, professando intrepidamente a nossa fé e ufanos da esperança que nos pertence”. ( 1)

A Nova Aliança – Na mesma carta aos romanos, capitulo 8, versículos de 1 a 13, ele nos fala da nova aliança, a qual foi selada na cruz, por Jesus Cristo. O próprio profeta Jeremias, muitos anos antes de Jesus, já previu a nova e eterna aliança, que Jesus posteriormente iria pactuar com a humanidade. (vide Jeremias 31, 31-34).

Diz São Paulo aos romanos 8, 13: “Se Deus fala de uma aliança nova é que ele declara antiquada a precedente. Ora, o que é antiquado e envelhecido está certamente fadado a desaparecer”.(grifo meu).

Isto quer dizer, meus irmãos e minhas irmãs, que para nós cristãos o que PREVALECE é o Novo Testamento e não o antigo. A nova e eterna aliança foi selada por Nosso Senhor Jesus Cristo, na cruz com seu sangue precioso!.

Esta é a grande diferença entre os nossos irmãos “evangélicos” e os católicos. Para nós cristãos católicos, o Novo Testamento, é a nossa grande força espiritual e que norteiam a nossa fé e os nossos atos!.

Isto não significa, porém, que nós católicos não damos valor ao antigo testamento. Ele serve, essencialmente como prova de que as profecias todas falavam de JESUS, como o nosso rei e salvador. Em Isaías, por exemplo, temos varias profecias sobre o messias.

Senão vejamos em Isaías7, 14: “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. Ele será nutrido com manteiga e mel ate que saiba rejeitar o mal e escolher o bem”.

Isto foi profetizado, mais ou menos 600 anos antes de Cristo nascer!!!

Resumindo: quem segue a Jesus deve estudar, meditar e aplicar em seu dia a dia, o Novo Testamento, ou seja, os evangelhos, as cartas dos apóstolos. E toda a legislação emanada do Santo Padre o Papa, para quem for cristão católico.

DEUS ABENÇOE VOCE E TODA A SUA FAMÍLIA. SHALOM!!! PAZ E BEM!

====================================================

(*) Antoni BigCuore. Autor é cantor, compositor e Escritor em SP.sp. Acesse sua pagina na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore. São mais de 900 textos, de boa qualidade, à sua disposição! Confira-os!!!(sp.sp.29.01.2009, 17,01, 5a.feira).

====================================================