O SOCIALISTA
O SOCIALISTA
*Caldeira da Silva
Eu estava em uma fila de um banco, quando um senhor tocou em meu ombro e perguntou:
- Esta é a fila?
Atenciosamente eu lhe respondi:
- Sim é esta.
Sob o meu olhar melancólico e atencioso ele começou a falar:
- O mundo está cada dia pior... Cada instante que passa as coisas fica ruim. Você não vê, estamos aqui em uma fila que parece só crescer e nunca acaba.
Ouvindo-o expressar, eu concordei com sua teoria e logo afirmei:
-Sim o senhor tem razão, o mundo está caótico.
- Ainda bem que você entende jovem. Não bastam as catástrofes naturais, agora temos que tolerar filas de bancos pra ajudar esses especuladores selvagens.
Sintonizado eu lhe afirmei:
- É... Não ta fácil.
Para confirmar que sabia falar sobre geopolítica, ele fez uma volta ao seu passado, dizendo:
- Quando era pequeno ainda estudando geografia sempre ouvia falar: “O governo público é incompetente, não faz a lição de casa, não dá conta de nada”. Ouvi milhares de vezes que os empresários é que dão conta do recado e que move o mundo. Ouvi também sobre “neoliberalismo” (política de privatização das estatais, ou seja, transferência do setor púbico para o privado). Escutei pouco sobre o socialismo, mas me identifiquei logo de cara.
Naquele instante eu me senti atraído pelos seus argumentos. Quando falei:
- Hoje o mundo está guiado por uma “mão invisível”.
Ele tornou desabafar:
- Desde criança sempre ouvi falar em iniciativa privada, acúmulo de bens, exploração de mão de obra... Mas cadê a competência deste setor? Então, o que vemos agora? É esses supra sumos correm atrás do governo público para não se quebrar nos quatros cantos do mundo. Contudo, dá vontade de perguntar, são bons em que mesmo? Só se for nas artes: de mentir, sabotar, especular, dissimular e enganar. Até a escola virou coadjuvante do sistema, deixou de formar cidadãos para fabricar seres produtores de força de trabalho, não é por menos que somos chamados de: “material humano”.
* Tiago Caldeira da Silva