YES, WE CAN!

                             Sempre me disse isso, muito antes de Obama:Sim,eu posso; Sim,eu devo; Sim,eu quero. Sim, sempre me disse sim, mesmo quando os "nãos" da vida pareciam inevitáveis, eu teimei e disse: Sim, eu suporto; Sim, eu supero; Sim, eu resisto.
         Importante que hoje venha dele: Obama presidente, Obama líder carismático, Obama todo-poderoso. Mais que uma Barackmania, este seu "Yes, we can" me soa como uma divisão de poder:
É como se ele nos dissesse: Eu tenho poder, mas vocês também tem. Sim, vocês podem.

         E como podemos. Podemos tanto, que ele está lá, pelo poder do povo. E ele tem consciência disso. Um “sim, eu posso” coletivo tem a força que ele precisa para transformar o mundo.
         Quem sabe ele não esteja dando o primeiro passo, com essa “injeção” de otimismo nas pessoas. Cada um acreditando em seu poder, em seu carisma, em sua capacidade de resistir, de superar momentos difíceis e fazer a diferença.
         Um povo com auto-estima supera tudo. Até crises mundiais.    
         Por isso, mando um “Yes, we can” para você que está aí, do outro lado, desanimado, lendo essa crônica. Outro “Yes, we can” para quem acabou de acordar e não sabe por onde começar o dia; mais um “Yes, we can” para você que não se acha linda nem poderosa o suficiente para conquistar o gato da esquina. Também mando um “Yes, we can” para quem está aqui neste site, mas acha que não sabe escrever bem... e por aí vai.
         Quero que todos se contagiem com esse “Yes, we can”. Otimismo nunca é demais. Auto-estima idem.
         Ah, acho maravilhoso esse “Yes, we can” vir assim, de um americano. Porque, até bem pouco tempo, só eles podiam...