Legado de esperanças
O navio negreiro atraca no porto, logicamente com muitos homens fortes e saudáveis que irão com certeza para algum lugar onde farão trabalhos forçados... Forçados sim porque não queriam estar ali em um lugar completamente estranhos para eles.
A maioria, homens jovens, mas há entre eles mulheres e crianças.
Ao desembarcarem tem por guia um senhor muito idoso que apesar de toda idade mostra no rosto sereno um olhar que a todos cativa e que também cria certa curiosidade de saber o porquê trazer um velho para tais serviços.
Este velho foi tirado da sua terra, da família, dos amigos, para vir para uma terra desconhecida onde nem esperança de voltar teria.
Ele não é um velho qualquer, tem sangue nobre, vem de família real, mas porque será que o trouxeram?
Ele veio por amor, pois estes que desembarcam no porto é seu povo, sua gente e como um bom líder nunca os abandonaria, pois tem em mente que a lealdade oferecida por eles, jamais acabaria, estando perto ou longe.
A lembrança deste velho líder, sua terra natal, e a saudade sentida, não se comparam a nobreza da alma que ele tem por aqueles que com certeza o amam, respeitam, e jamais esquecerão de guia tão amado.
Ele foi forçado? ... Não, veio por amor, não temeu a morte nem o desconforto, mas pode dar de si mesmo amor, respeito, dignidade e um legado de esperanças.
Marlene Luiz