Não existe almoço grátis

Essa é uma brilhante frase de um professor de uma universidade de São Paulo. Minha amiga cursa serviço social, em uma aula de Antropologia o professor soltou essa pérola: Não existe almoço grátis se você comeu alguém pagou. A primeira vista esta frase parece engraçada, mas na verdade não é.

Se não lermos essa frase olhando para o sentido literal e analisarmos mais profundamente a coisa, perceberemos que esse conceito não se aplica apenas a uma refeição. Tudo literalmente tudo que fazemos durante a nossa vida não é de graça, nossa amizade, nosso amor, nossa vontade, tem um preço. Nós nunca nos dedicamos a algo de graça, por amor por exemplo, sempre estamos esperanto algo do outro, no amor por exemplo, quando você ama alguém e se dedica a esse alguém espera sempre que o outro faça o mesmo, e se ele não faz você simplesmente deixa de amar.

Se você tem um amigo e está sempre ao lado dele, se dedica a amizade, espera que ele faça o mesmo, se não faz adeus amizade.

E frente a vida então, você é uma pessoa boa, que ajuda os outros, que ama o mundo, mas a vida não da valor a isso, quanto mais bonzinho você é mais se ferra. Pensa como a vida é ingrata com as pessoas boas, como o mundo é vil e cruel. Traduzindo está sempre reclamando, pois você é bom com o mundo, logo o mundo deveria ser bom com você. Certo?

Pois é, nem a bondade é gratuita, nem tão pouco a amizade e quem dirá o amor. Reformulando a frase do professor: Nada na vida é de graça, tudo tem um preço.

Será que isso é certo, no decorrer da vida, consigo perceber que quanto mais você cobra, mais espera do outro mais você sofre. Por mais que você seja bom o outro tem o direito de não ser, então não cobre que ele seja, faça ou tenha as mesmas atitudes que você. Aprenda a doar sem esperar ser pago por isso, em todas as áreas da sua vida. Até por que, quando esperamos dos outros não somos nós mesmos, estamos apenas reagindo ao mundo a nossa volta, esperando atitudes dos outros para depois tomar alguma, é ceder a programação que a sociedade impões.

Espero que um dia em nossa sociedade exista enfim o almoço grátis.

Sabrina Ferreira
Enviado por Sabrina Ferreira em 28/01/2009
Reeditado em 20/02/2009
Código do texto: T1409265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.