Democracia Participativa

Fiquei muito feliz em ter assistido ontem a noite uma discussão sobre Democracia Participativa. Ainda era uma discussão local, só vi isso no canal aqui da região onde estou, mas de qualquer forma é muito bom vermos que a consciência está mudando, nem que seja apenas pela luta da sobrevivência, pois a política está desfalecendo.

O vulgo cada vez mais se enoja de qualquer coisa relativa à política. Isso é muito negativo, pois somos seres políticos por natureza, visto que somos gregários. O esforço de todos precisa ser exatamente no sentido contrário. Todos nós precisamos participar das decisões, pois elas dizem respeito às nossas vidas em todos os sentidos e direções.

Democracia Participativa é uma redundância, visto que ela por si só se define com a participação do povo, visto que é o “governo do povo, pelo povo e para o povo”. Mesmo assim, dado aos descalabros que assistimos todos os dias este termo vem como uma luz no final do túnel. De outra forma, o caminho será o túmulo político.

Mas o caminho é este mesmo. O ser humano tem que se unir para fazer valer a sua vontade e a sua vontade é soberana. Nossos líderes vêm do nosso meio e são os nossos representantes no mundo. Quando estão fora dos trilhos, precisam ser postos de volta ou trocados se necessário for, e para isso, é necessário conhecimento e consciência.