A Fonte da Juventude
Quem já não ouviu falar da fonte da juventude? Quantas histórias e até mesmo filmes foram criados em cima deste tema que, apesar de ficção, é o desejo real de todos mortais, sem exceção. No ranking de torcidas pelas descobertas científicas, destaca-se nas primeiras posições a turma que torce obstinadamente para que seja encontrada a fórmula da longevidade, de preferência de efeito retroativo e sem data de validade.
Fiz esta introdução para anunciar, em primeira mão, que eu descobri a fonte da juventude. Foi numa noite destas, em que a lua cheia de si, lançava sobre a terra todo o seu poder e charme; e eu (como todo terráqueo que vive com os pés na terra e a cabeça na lua), saí sem rumo e encontrei a desejada fonte.
O que primeiro chamou minha atenção, foi a música que dela emanava. Um som amplificado, alegre e envolvente, que fazia a fonte fervilhar. Ao me aproximar fui sentindo uma energia diferente e percebi que ela vinha do seu interior. O meu estado de ânimo alterou-se imediatamente e uma alegria imensa tomou conta de mim. Comecei a sorrir ao perceber que a fonte já estava repleta. E os seres que lá se encontravam eram os portadores da energia que me contagiava.
Que lindos seres! Senhores e senhoras de sorriso largo, olhos brilhantes e corpos leves a bailar. Não eram cientistas, pude perceber, nem sequer pesquisadores ou cobaias de um experimento. Pessoas comuns que sem querer, porém querendo muito, descobriram a fonte da juventude. Estou confessando neste momento que cheguei tarde, a fonte já havia sido descoberta, todavia pude constatar e anunciar o fato. Ela estava ali, bem em frente dos meus olhos. Naquela noite, a fonte da juventude ficava numa praia próxima a minha cidade, mais especificamente onde acontecia o baile ao ar livre da terceira idade.
É desnecessário esclarecer que a fonte da juventude pode ser encontrada em qualquer parte onde haja pessoas buscando serem felizes. Os projetos que envolvem a terceira idade são fontes eficacíssimas, capazes de acabar com as doenças, resgatar a auto-estima, a energia, a juventude, a vida. A dança que envolve os corpos os torna leves e livres das artrites e artroses. A música atrai a energia da felicidade e os corações felizes não têm tempo para palpitações, arritmias e desconhecem a depressão. As vozes que cantam não entoam o queixume, simplesmente porque todos os males já foram espantados.
Deixei-me envolver pela energia da fonte naquela noite. E pude constatar que as rugas, os cabelos ralos, brancos ou tingidos, os corpos flácidos, nada disso contava ou importava. Eram jovens felizes que eu estava admirando; a maioria com mais de sessenta anos vividos.
Não tive coragem de mergulhar na fonte (apesar de o convite ter sido feito) e, me dei conta de quanto aqueles jovens idosos eram mais soltos e desprendidos do que eu. Confesso que tive vergonha de dançar sob a luz do luar. Meu corpo neste momento era mais velho e conservador do que todos que estavam ali. Aplaudi com o meu coração a descoberta feita. Aos cientistas, eu alerto: não percam tempo tentando alisar a pele, pois o segredo da juventude consiste unicamente em alegrar o coração. Por favor, divulguem-no.