COMPETÊNCIA E CAPACIDADE.
Estive visitando as páginas do Dicionário da Lingua Portuguesa buscando elucidar uma questão idiomática. Procurei definições de competência e de capacidade. Com relação à competência encontrei que, “no sentido de aptidão, é a capacidade de realizar algo de maneira satisfatória”, no sentido de alçada, “é a possibilidade de realizar tarefas levando em conta uma hierarquia”. Já, referindo-se a capacidade, encontrei como definição que “se trata da pessoa que tem condições de fazer ou produzir de maneira satisfatória”, a dita competência. Pois bem, é um pouco complicado usar estes termos de forma correta. Dizer-se que alguém é competente gera dupla interpretação, porque pode ser competente por capacidade de bem produzir ou realizar, ou, simplesmente por ser de sua alçada hierárquica realizar ou pruduzir algo. Até parece um trocadilho confuso de palavras, mas, é de fácil compreensão. Vou exemplificar para melhor entendimento:
Escrever um jornal é da competência de Jornalistas, Repórteres e Comunicadores graduados para este fim, mas, ter capacidadepara bem desenvolver esta tarefa é missão para poucos. Assim, no dia vinte e quatro de junho passado o nosso querido Diário da Manhã comemorou vinte e nove anos de circulação em nossa região. Quase seis lustros, três décadas levando notícias, principalmente as locais, resgatando a história em nosso cotidiano, fazendo-as chegar até nossos lares, escritórios, empresas, enfim onde estivermos de forma competente, ou seja, “com primorosa capacidade de bem desempenhar sua tarefa e seu objetivo”.
Parabéns! Diário da Manhã. Manter-se e sobretudo com crescimento na área jornalística é missão para poucos e exemplo de “competência e capacidade”.
Publicado no jornal Diário da Manhã, coluna Tribuna do Povo no dia 09/07/2008 - Pelotas/RS.