Relacionamento Ideal
Estava lendo agora há pouco na internet alguns textos relativos à mulher moderna, homem perfeito, dentre outros temas. Interessante como cada pessoa tem um modo peculiar de pensar sobre esses assuntos. É mais interessante ainda como podemos separar esses pensamentos em dois grupos (apesar da individualidade de cada perspectiva): o dos homens e o das mulheres.
É fato que ao longo do Século XX, o movimento sócio-político do feminismo se fez presente pela igualdade dos gêneros. Em pouquíssimo tempo, comparado ao tempo de existência da humanidade e de seus costumes supostamente machistas, as mulheres definitivamente vêm conquistando cada vez mais seu espaço.
Hoje em dia, salvo exceções (é claro), a mulher deseja independência, tanto no âmbito profissional como no emocional. A mulher quer sim constituir família, ser amada e se sentir realizada, mas para isso ela tem outras condições e almejos. Cuidar da auto-estima, ter uma boa profissão e uma boa cozinheira (porque não?) são ambições destas mulheres. Não se vê por aí muitas mulheres que sonham em ser donas de casa (sem desmerecer a atividade), que vivem em função da limpeza, do monitoramento da empregada e dos filhos. A mulher quer ser reconhecida, valorizada e amada!
O homem, por sua vez, deseja sucesso profissional e realização pessoal e procura uma mulher do mesmo "nível" para estar ao seu lado. Não quer uma mulher que viva às suas custas. Não quer chegar do trabalho à noite e encontrar uma mulher descabelada e reclamando das peripécias dos filhos enquanto põe o jantar à mesa. O homem não quer mais ficar emprestando seus cartões de crédito para a mulher sair às compras, enquanto ele "rala" no trabalho para ganhar o dinheiro que ela gasta com suas vestes e penduricalhos. Da mesma forma que a mulher atual não quer sustentar homem.
O fato é que as mulheres modernas são cobiçadas pelos homens, mas alguns deles se sentem de certa forma ameaçados por elas. Porque todo homem tem um lado insistentemente "machista", que está impregnado na sua essência. O homem pensa que deve comandar a relação. Sempre foi assim, apesar de todas as conquistas das mulheres (até hoje). Foi isso que seus pais ensinaram a eles: respeitar, mas dar limites às mulheres, pois o capitão do navio é o homem. Mas, com a "nova linhagem" de mulheres, esse controle masculino corre sérios riscos. Não me refiro à uma suposta superioridade da mulher sobre o homem, pois não sou uma feminista bitolada. Refiro-me apenas à igualdade.
Os relacionamentos modernos ideais são compostos por um homem e uma mulher independentes financeiramente um do outro, que cuidam de suas aparências, dão o espaço necessário ao outro e se amam, sem sufocamentos e ciúmes doentis.
Não é utopia. É um fato evolutivo. Uma ótima tendência natural que ensina o homem a valorizar a mulher e vice-versa.
--- FIM ---
Não que eu seja a dona da verdade (e nem desejo), mas minha perspectiva se faz minha verdade. Uma visão subjetiva pertencente a mim. Minha opinião e ponto de vista pode doer em alguns e quanto a estes, nada posso fazer. Como digo sempre: não precisa aceitar, basta respeitar... E muito obrigada pela visita! =)
25 de Janeiro de 2009