Cristina Hoyos
Há tempos queria escrever sobre ela.Nascida em Sevilha,em 1946,é dançarina,atriz e coreógrafa.
Tenho verdadeira admiração por sua arte:dança flamenca!Além da música,da fotografia e do bom humor esta música e dança me fascinam!E comecei a ficar fascinada por puro acaso.
Foi uma grata surpresa assistir aos filmes do espanhol Carlos Saura,por indicação de uma apresentadora de tv aqui do sul,Tânia Carvalho.Carlos Saura já tinha em seu currículo filmes premiadíssimos como Cria Cuervos (1976) e Mamãe faz cem anos(1979).Tânia falava com um entusiasmo tão grande que resolvi,num fim de semana anos atrás,locar três fitas de vídeo (lembram das fitas de vídeo?) deste cineasta.
As fitas são uma trilogia divina!É onde o melhor do bailarino espanhol Antônio Gades se soma ao talento de Cristina Hoyos!Então,conheci e virei fã de Cristina.Ela hoje,com 62 anos,depois de vencer um câncer,ainda trabalha muito!Divide seu tempo entre o Ballet Flamenco de Andalucia e o Museo do Baille Flamenco,seu museu,em Sevilha .Podem vê-la no youtube,na abertura dos jogos Olímpicos em Barcelona em 1992,e em outros vídeos..
As fitas eram Bodas de Sangue (1981),Carmen (1983) e El amor brujo (1986).Tem é claro,em DVD.
Antônio Gades é um monstro sagrado da dança flamenca,bem antes de Joaquin Cortes,mas é ela,com sua leveza,desenvoltura,e disciplinada cadência que literalmente me encanta!
Pequenina,morena,rosto sisudo.O riso é raro,o olhar é quase sempre afrontante,desafiador,como requer o flamenco... e como ela cresce em um palco! No ritmo das palmas,ela revela porque se encontra no mais alto patamar da arte da dança flamenca!Sincronismo,perfeição,graciosidade,tudo numa pessoa só:Cristina Hoyos!
As mãos de Cristina se transformam em graciosas "palomas" e seus braços em sublime dueto as fazem "volar"!Chega uma hora em que não sabemos como seus pés suportam o ritmo alucinado e frenético do sapateado,como ela não perde em tão elaborados passos...mas ela é Cristina Hoyos!
Uma dançarina tão surpreendente que não olhamos sua idade,transparente quando um maneio mais próximo da câmera nos traz seu rosto em close,não era mais nenhuma menina quando protagonizou os filmes,nem Gades!No flamenco a maturidade conta tanto que se transforma em sensualidade...Impossível não se contaminar e ficar parado enquanto este par sem rival dança!Quando vemos,involuntariamente as nossas mãos se mexem sozinhas,os pés pisam mais forte o chão,fazemos uma voltinha e já estamos sapateando junto!
Mas o flamenco não é para qualquer uma...conheço a filha caçula de um delegado aposentado,que conta piadas quando está em família,que dança muitoo...Roberta!Mas nem ela chega perto ainda...
E,já vou avisando,sou ruim de flamenco:frito melhor um ovo do que danço (e não cozinho nadaaaa!)!
Mas,deveriam assistir aos filmes...Fica aqui minha sugestão,tipo tema de casa, e algo para comentar com vocês,queridos amigos Recantistas
quando eu voltar de minhas "outras férias"!
Talvez arrisque,quando não tiver ninguém olhando,uns passinhos da dança na beira do mar,em Recife!
*Até dia 12 de fevereiro não estarei online,mas lerei todos os comentários postados na volta.I promisse!Beijos no coração de todos!