RESPONSABILIDADE

Eu sou responsável!

Sou responsável pela indigência, pela miséria, pelo chauvinismo, pela dor alheia...

Há algo irreversivelmente cru, em mim, algo que tento deglutir, mas sempre cuspo fora. Não posso aceitar minha hipocrisia. Não posso criticar, reclamar e condenar um processo que me envolve, também a mim, como numa teia, e crer que a responsabilidade é meramente estatal.

CITAÇÃO: “... É você olhar no espelho, se sentir um grandessíssimo idiota, saber que é humano, ridículo, limitado, que só usa dez por cento de sua cabeça animal. E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial e que está contribuindo com a sua parte para o nosso belo quadro social ...” (Raul Seixas)

É você fingir que não vê a criança jogada no chão, numa noite chuvosa, enquanto você vai ao Municipal.

É você ensinar à sua filha que a virgindade é importante e, à noite, levar seu filho à Vila Mimosa.

É você prezar pelos direitos humanos e pelo amor de Jesus Cristo e clamar pela pena de morte.

Somos todos responsáveis pelo jovem que treme sob o efeito do crack, pela prostituta de onze anos, pelo pervertido que deseja o corpo de um bebê...

Somos todos educadores em potencial e a educação não se resume ao quadro negro, nem pode ficar escondida num livro de História, nem trancafiada, dentro de uma escola, olhando, pelas grades, a vida passar. A educação é um processo ininterrupto de se viver bem e está amplamente exposta também num pequeno gesto de carinho, numa frase de efeito oportuna ou no respeito presente no silêncio da razão.

CITAÇÃO: “... O professor disserta sobre o ponto difícil do programa. Um aluno dorme, cansado de canseiras desta vida. O professor vai sacudi-lo? Não. O professor baixa a voz com medo de acordá-lo...” (Carlos Drummond de Andrade).

O processo educativo está em colapso e, por isso, nós estamos em colapso. Porque nos adaptamos a cada nova situação social e nos conformamos com cada nova situação social, como se fôssemos gado levado de um pasto ao outro.

Não temos esse direito! Fomos feitos à imagem e semelhança de um Ser que é livre para ser. Sejamos livres e façamos seres humanos livres!!!

CITAÇÃO: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jesus Cristo)

Devemos despertar em nossas crianças o desejo de crescer, de conhecer de tudo um pouco, para que o Brasil futuro seja um país mais completo.

Certa vez, um Pastor protestante contou uma história e pretendo repeti-la, interiormente, a cada iminência de fraqueza:

“Um homem culto da cidade vai passar dias numa zona rural e encontra um caipira. O homem acha engraçado o seu modo de falar e de vestir-se e, durante um passeio de barco, resolve ridicularizá-lo, sutilmente. O homem pergunta”:

__ Caipira, você sabe o que é Matemática?

O caipira responde:

__ Não, doutor, eu não sei o que é matemática.

O homem ri e diz:

__ Matemática é a ciência dos números, nela aprendemos figuras geométricas, operações de cálculos, gráficos... Tudo no mundo é Matemática, caipira. Você não sabe o que é Matemática?

__ Não, doutor, eu não sei o que é matemática.

__ É, caipira, você está perdendo um terço da sua vida.

E perguntou de novo, o “doutor”:

__ Caipira, você sabe o que é Geografia?

__ Não, doutor, eu não sei o que é geografia.

__ Geografia é a ciência do universo, nela aprendemos sobre climas, planetas, renda ‘per capita’, densidade demográfica... Tudo no mundo é Geografia, caipira. Você não sabe o que é Geografia?

__ Não, doutor, eu não sei o que é geografia.

__ É, caipira, você está perdendo mais um terço da sua vida.

E continuou:

__ Caipira, você sabe o que é Filosofia?

__ Não, doutor, eu não sei o que é filosofia.

__ Filosofia é a ciência da vida, nela aprendemos valores culturais, religiosos e sociais, comportamento humano, desvios de caráter, mitos... Tudo no mundo é Filosofia, caipira. Você não sabe o que é Filosofia?

__ Não, doutor, eu não sei o que é filosofia.

__ É, caipira, você está perdendo mais um terço da sua vida.

A esta altura, o barco em que estão bate numa pedra e vira. O “caipira” nada até a margem próxima e salva-se. Já de pé, fora d’água, o caipira avista o homem culto, no meio da correnteza, gritando:

__ Caipira, me ajude!

O “caipira” pergunta:

__ Doutor, o senhor não sabe nadar?

__ Não, caipira, eu não sei nadar.

O “caipira” então diz:

__ É, doutor, o senhor está perdendo sua vida inteira.”

Beatriz Oliveira
Enviado por Beatriz Oliveira em 24/01/2009
Reeditado em 24/01/2009
Código do texto: T1401883
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.