Uma conversa com o Belarmino

Tenho um amigo ainda mais interiorano que eu, o Belarmino, que é desses cuja última preocupação na vida é a reforma ortográfica, à qual ele ainda não foi e dificilmente será apresentado.

Seu objetivo de vida é fazer o seu sitio produzir, alimentar os filhos, manter o emprego dos que trabalham com ele e tocar a vidinha prá frente. Sempre que posso, passo por lá prá tomar um café e jogar conversa fora. Nesta semana, ele me falou algumas coisas bem interessantes:


" Seu Nirsso, diz que tem gente nesse mundão que tem umas solução istranha. Por inzempro: quano o alojamento dos pião tá cheio dimais da conta, poca cumida i quais num tem nem onde durmí i os pião garra a recramá, eis põe um bode lá. Aí a coisa fica preta, insuportávi mês e ninguém num guenta o chero. Dispois eis tira o bode i fica pareceno qui as coisa mioraro.

Num sabe o siôr qui tem um pessoar de uma fazendona lá do Norte qui diz qui usaro essi ricurso i puzero um bode que tinha até sigra no nome (Bode Útil Sem Honra – B.U.S.H.). Diz que eis dizageraro i o tar bode ficou por lá mais do que divia i inté dexaro ele fazê coisa qui bode num devi di fazê. Nessa sumana finarmente tiraro o bode i tá seno uma festança só.

Essa turma lá do Norte sempre botaro banca di pozudo. Eis dizia até qui prá cada pé de café nosso eis amarrava um boi e aina sobrava muito boi no pasto. Parece que agora tão mais umirde i até tão seguino uns modo qui nois usa aqui no sítio. Trussero um novo capatais qui parece sê muito jeitoso e tem umas ideia diferente di tocá a fazenda.

Vamo vê si ele num fica só na nas ideia, némêsss?

Sabe duma coisa, seu Nirsso,  qui tá mi preocupano pur dimais? O nosso sitiozinho , qui eu pensava qui num tinha nada a vê com os pobrema deis lá, tá começano a sofrê tamém, pois num é que os danado desses fazendero lá do Norte fizero essa istória do bode di um jeito tão disajeitado qui afetô muitos sítio por aí, excrusive o nosso.

Nóis aqui já num tamo conseguino sigurá i tem pião di monti percurano outro trabaio i quais num tem otro lugá preis trabaiá. Num vai sê botano otro bode na sala qui nóis vai ajeitá isso, até pruquê nóis já temo o nosso póprio bode, némêsss? 

Es novo capatais deis lá tem qui dá um jeito mei logo naquela fazendona pra mode num perjudicá nóis ainda mais."


O Belarmino pode não ter o QI do "Baraca" , mas sabe das coisas...


Nilsson
Enviado por Nilsson em 23/01/2009
Reeditado em 05/02/2012
Código do texto: T1400283
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.