Dando à Luz em Dois Meses
 
           Um campeão é formado ao longo do tempo, ele não nasce feito, como somos levados a crer pelas nossas limitações.
            Precisamos ter disciplina para treinar constantemente e contar com a aparelhagem e local de treinos corretos, sendo que os dois últimos são providenciados pelo nosso incansável Treinador Universal, vindo a se colocar em nosso caminho através de naturais incursões vivenciais, como a família em que nascemos, nosso meio-ambiente, os relacionamentos sociais e até mesmo condições físicas naturais, incluindo qualquer tipo de valência ou de deficiência que o organismo físico venha a apresentar, sem contar os inúmeros desafios da vida que são nosso campo de treinamento e plataforma de testes.
            Dentre os atributos morais do campeão, há de se desenvolver as fibras da paciência. Considero-a um elemento essencial, sem o qual poderemos sofrer terrivelmente com a ansiedade.
            Uma das frases que mais me marcaram neste curso existencial foi dita pela minha filha mais velha. Enquanto eu me irritava com um modem lento, em busca de uma conexão com a Internet, ela, diante de seus 15 anos, metralhou minha prepotência:
            - Pai, se você fosse mulher daria à luz em 2 meses; tem que saber esperar...
            Aquilo foi como um banho de água fria em minha mente e uma porta se abriu com sinos badalando. Foi um momento único e mágico. Ela não percebeu o alcance imediato que sua sabedoria em tenra idade provocou em mim e aqui está uma das lições essenciais da vida:
            ¨Quando estamos preparados para ouvir, a verdade nos alcança.¨
            Jesus disse o mesmo ao afirmar constantemente: ¨quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.¨
            Fiquei refletindo sobre o que ela disse e nos muitos momentos em que, por não saber esperar, vi-me inutilmente aflito e desesperançado.
            Um vencedor não se forma em um único dia. É preciso percorrer um longo caminho para se alcançar a glória absoluta dos que triunfaram sobre as limitações da matéria.
            Anjos não nascem feitos, são forjados ao curso de milênios, talvez de milhões, de anos de evolução nas infinitas escolas interplanetárias e multidimensionais.
            O que dizer então de nós que apenas galgamos os primeiros passos em busca da perfeição?
            A própria natureza, diariamente, nos revela que muitos fenômenos no universo obedecem a ciclos rigidamente estabelecidos.
            Quantas vezes queremos coisas que ainda não estamos preparados para obter?
            Você já estudou o suficiente para passar naquele concurso? Seu caráter, fibra e força de vontade foram suficientemente treinados? E a disciplina? Você teve a perseverança de angariar conhecimentos, pacientemente, todos os dias?
            Nenhuma posição significativa na vida é alcançada sem aplicar-se o esforço necessário.
            ¨Não acredite em realização sem esforço¨, escreveu Gandhi.
            A paciência de esperar para que os resultados surjam na sua vida, aliada a uma persistência férrea e somada a uma disciplina espartana, poderão nos ajudar a trilhar o caminho do êxito essencial.
            Que tal esperar pelo ciclo certo de gestação de cada experiência da vida ao invés de abortar em 2 meses?  Sabedoria é um dos atributos do campeão e, dentre todos, qual é o sábio que não sabia esperar?