Não se faz mais avós como antigamente
O dia da vovó foi inventado. Nada mais justo do que homenagearmos as nossas velhinhas, certo? Erradíssimo! Fale isto para elas e, elas lhe responderão sem papas na língua: “Velhinha só se for a SUA avó!”
Foi-se o tempo, queridos netos, que ser vovó era atestado de velhice. Vó hoje em dia é outro papo. Mulheres belíssimas já são avós graças à antecipação natural dos fatos e, à vaidade natural delas mesmas. Portanto, se você ainda tem em mente o estereótipo da mulher idosa, truculenta, de coque nos cabelos brancos, óculos na ponta do nariz, chinelões confortáveis, sentada numa enorme cadeira de balanço fazendo tricô. Acorde! Esta pode ser a dona Benta ou a vovó Donalda, mas está a léguas de distância da avó de hoje.
Feche os olhos e visualize: a vovó cuida do corpo, faz academia, Yoga caminhada, tatuagem. Tem cabelo tingido e mechado. Pinta as unhas de vermelho ou à francesa. Usa lente de contato ou aro de tartaruga. Veste jeans e Scarpin. Dirige, e se dirige para onde quiser. Trabalha fora. Dança, vai a festas, dá festas.
Vovó tem a turma dela. Encontram-se para um chá, para um bom vinho ou uma cerveja gelada. Falam de novelas, filmes, livros. Discutem política, economia, sexo. Vovó passa horas no computador; troca e-mails; tem Orkut e dezenas de amigos com os quais tecla no MSN. Vovó namora (caso o vovô tenha “partido”) e se apaixona. Continua sendo avó, mas avó com agenda. Por isso, consulte-a antes de acampar na casa dela.
Mas isto tudo não significa que a essência da vovó mudou. Pelo contrário, a avó de hoje é muito mais participativa, antenada, pronta para um bate-papo “daqueles”, sem preconceito. Vovó hoje em dia é muito mais saudável, por isso tem pique para uma pernada no shopping (elas adoram dar os presentinhos que as mães não dão), para ir ao parque, teatro, cinema. Vovó é parceira!
E o que é mais importante: ela continua sendo a versão light da mãe, numa linguagem muito mais atual. Portanto, na hora de escolher um presente para a sua avó, esteja atento! Escolha algo tão moderno quanto ela. Esqueça aqueles enfeitinhos countries que lembram as vovós fazedoras de torta de amoras. Afinal, vovó não só não faz mais tortas, como vive de dieta.