Narciso não morreu
Ouvia outro dia a conversa de dois homens. Retificando: ouvia outro dia a conversa de dois garotões; e para resumir de forma clara e objetiva, os dois reclamavam da dificuldade que sentiam em encontrar “alguém legal”.
Fiquei impressionada! Ouvir isto de dois garotões lindos e sarados com pouquíssima quilometragem na estrada das desilusões me soou tão estridente quanto uma sirene de incêndio. Lembrei-me imediatamente da lenda do belo Narciso, que ao mirar-se nas águas do lago pensava: “sou mesmo perfeito.”
Milhares e milhares de homens e mulheres que, se consideram pessoas legais estão sozinhos (é o que se sabe, se ouve e se lê a todo minuto). Então, qual a dificuldade para se formar pares? Se você é legal e está sozinha e o seu vizinho do andar de cima também é legal e está sozinho, por que não ficam legais juntinhos? Simplesmente porque é impossível achar alguém igualzinho a você, legal como você, perfeito como você.
Os dois garotões que ao meu lado lamuriavam-se da má sorte em encontrar “alguém legal”, com certeza devem ter ao seu encalço uma dezena de garotas lindas, saradas e legais à sua maneira, querendo fisgá-los. Entretanto, nenhuma é do “jeito legal” que eles procuram, invariavelmente à sua imagem.
Narciso era um jovem tão vaidoso e pretensioso que, achava que nenhuma mulher estava à sua altura e perfeição. Nos dias de hoje encontrar “alguém legal” está virando utopia. A exigência e a pretensão têm constituído em vez de pares, uma legião de narcisistas solteirões. No passado isto era uma vergonha, hoje um novo estado civil.
Ser exigente é cobrar do outro uma infinidade de coisas que o ego deseja, como: beleza, dinheiro, inteligência, responsabilidade, maturidade, fidelidade, bom-humor, carinho etc; etc; etc; Ser pretensioso é achar que possui todos os atributos acima. Desenhando: O cara se mira diariamente e pensa: “Eu sou tão legal e perfeito, por que não encontro alguém assim como eu?”
Entendo que cada um deve saber o que é melhor para si. Agora, se você acha que não existe ninguém legal à sua altura,com as qualidades que você procura, caia na real! Das duas, uma: ou você mata o Narciso que existe em você e começa a enxergar o lado legal que existe nas pessoas; ou fica solteirão e passa o resto da vida amando um espelho.