Sintomas da pobreza.

Vivemos uma situação de extrema pobreza. Não só financeira, que é o assunto deste texto. Não falarei da indigência moral, ética, política, pois são, no fundo, as causas geradoras desse estado de coisas.

Já passei por épocas de racionamentos de gasolina, de alimentos, filas em supermercados, armazéns, postos de combustíveis, etc.

Já fui agraciado por governos que instituiram empréstimos e taxas compulsórias, com promessas de devolução que não aconteceram senão por ações judiciais. Já contribui com "OURO PARA O BEM DO BRASIL". A engenhosidade dos tomadores dos poucos recursos do povo é imensurável. Na década de 70, estive em visita ao Uruguai, e me espantei com o grande número de estabelecimentos de penhor e de leilão. Sim, as pessoas levavam algum bem, de gravatas a aparelhos domésticos, coleções de parafusos a peças automotivas, de retalhos de tecidos a roupas prontas, e decidiam se o valor ofertado era conveniente e se desfaziam dos mesmos, sempre com uma gorda comissão ao leiloeiro. Por exemplo, um casaco usado, era transacionado por migalhas em dinheiro que, de imediato servia para adquirir algo mais necessário (duas comissões ao intermediário). A falta de materiais era tanta, que os cobradores(trocadores) dos ônibus, estes verdadeira reliquias ambulantes não permitiam que o passageiro acionasse o cordão da campainha de parada, de medo que os quebrassem, e seria de impossível reposição. Para se ter uma idéia da escassez, e a titulo de ilustração, a familia que fui visitar pediu de presente uma tampa de vaso sanitário, dessas plásticas almofadadas, as mais baratas, um luxo quase impossível por lá na época. Bem, tudo isso para ilustrar a nossa atual situação. Talvez não estejamos ainda de volta a situações descritas e/ou como lá nos "hermanos". Porém, nossa pobreza é explorada atualmente por JOGOS DE AZAR, que são proibidos por lei, mas dos quais o governo é o maior promotor. Temos loterias mil, oficiais, federais e estaduais, com a propaganda ilusória de que seus rendimentos são aplicados apenas e tão somente em benefícios sociais (nome sob o qual se enquadram diversas maracutaias). Temos ainda os bingos autorizados para acudir entidades sociais, clubes, etc. Além das quermesses e sorteios beneficentes de milhares de igrejas. Temos premiações milionárias de datas especiais no comércio. E temos agora o mais novo crime contra a economia popular via mensagens de texto, torpedos e outras atividades ligadas à telefonia celular. Mas o mais absurdo são as premiações de Menor Preço Unico, e o malfadado 014-41-etc-etc. que pede uma apresenta uma relação de premios ridiculos, que vão de eletro domésticos de baixo valor a premios em dinheiro que vão se acumulando ao longo da programação com perguntas ridiculas, dicas mais ainda. É um sorteio, como uma rifa, onde é necessário fazer o cadastro do interessado, responder "n" questões corretamente numa ligação de valor APENAS DE UMA LIGAÇÃO DE TELEFONE CELULAR PARA CURITIBA(PR), de qualquer lugar do Brasil. Ocorre que esse tempo todo dispendido leva a um custo nunca inferior a 10,00 ou 15,00 reais. Voce compra um número de rifa, sem saber quais os limites iniciais e finais, e se tiver a sorte de ser sorteado ainda terá de acertar aquela principal pergunta ao vivo, no ar. Isso é estelionato com alto grau de pureza, acobertado e amparado pelas instituições oficiais.

Para terminar, no caso das Loterias Oficiais da CEF, vão aumentar o numero de sorteios das de menor valor, algumas chegando a sorteios DIÁRIOS!!!!!!!!!!!!!!.

Estamos ou não falidos e mal pagos.

PS Não falo, como no começo, da esdrúxula lei que dá aumentos diferenciados entre aposentados e trabalhadores da ativa. Entre os funcionários publicos e a iniciativa privada, e pior de todos, os auto concedidos por nossos POLITICOS em sessões de extrema rapidez e aprovação. Afinal de contas, de uma forma ou de outra, NÓS permitimos que eles lá chegassem, ou ainda, permaneçam por toda uma vida.

neanderthal
Enviado por neanderthal em 21/01/2009
Reeditado em 26/01/2009
Código do texto: T1396663
Classificação de conteúdo: seguro