Horrível coincidência carnal

O filme "Sweeney Todd" cheira bem

Que criaturas culturais ou orgânicas habitam o fantástico mundo das coincidências? Muitas coincidências têm ocorrido na minha vida. Agora mesmo houve uma interessante. Nesta manhã de segunda feira eu assisti a um filme que desejava assistir há bastante tempo, mas não houvera tido ainda uma boa oportunidade: Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet. O filme é dirigido por Tim Burton, que pra quem não sabe é autor de obras-primas do cinema, como Edward Mãos de Tesoura, Ed Wood e a excelente refilmagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate. E o ator principal é, mais uma vez, o seu ator preferido, Johnny Depp. Helena Bonhan Carter, que trabalhou no emblemático Clube da Luta, destaca-se brilhantemente no filme, fazendo par com Depp. O filme Sweeney Todd, que é a adaptação de uma famosa peça, é certamente um dos melhores musicais já produzidos na história do cinema. É uma estória de horror magistralmente musicada. A trama é sobre um homem que depois de quinze anos na prisão - para onde, inocente, fora condenado arbitrariamente -, volta a Londres para obter sua vingança. Aliado a uma falida vendedora de tortas, abre uma barbearia e executa com sua navalha seus clientes, que acabam virando recheio de torta. Sweeney Todd não é o primeiro filme que assisto envolvendo o tema antropofágico. Lembro-me de pelo menos dois, de quebra, excelentes filmes em que carne de gente é servida. São eles O Cozinhiero, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante - o bizarro e esteticamente revolucionário filme de Peter Greenaway - e o, por incrível que possa parecer, delicado Tomates Verdes Fritos, dirigido por Jon Avnet. Estes dois filmes altamente recomendáveis.

Onde entra a coincidência? Do terreno que fica ao lado da minha casa começa a vir um cheiro de carne podre. Provavelmente um animal morto. E bem provavelmente um animal de médio porte. O horrível odor invade meu lar enquanto assisto à carnificina do filme. Mais realismo impossível. Isso é que é cinema hiper-realista.

Depois do filme fui até o quintal conversar um pouco com minha mãe que tomava sol, deixando-o aquecer suas pernas tão cansadas. Ela mora numa casinha de um quarto que fica no quintal que compartilhamos. Conversamos sobre o fedor do quintal vizinho e sobre o que fazer a respeito da novidade. Falei também sobre o filme, e ela, claro, ficou horrorizada. Então contei pra ela sobre como a antropofagia é algo comum na história humana, em determinadas culturas, como, por exemplo, em certas tribos, como os nossos queridos compatriotas tupinambás. Contei alguns detalhes sobre a antropofagia, como a idéia de que em certos casos comer uma pessoa é sinal de respeito. Algumas tribos comiam seus inimigos pra obter seu poder em forma de acréscimo de habilidades, por meio do espírito que estaria na carne daqueles. Isso é respeito. Há mesmo casos de tribos que cultivavam o hábito de comer seus parentes mortos. Não admitiam que seus mortos fosse comidos por vermes sob a terra. Não sei dizer se estes costumes ainda vigoram em alguma parte do globo. É bem possível que sim.

Sobre uma pessoa comer outra, fiquei sabendo outro dia que um amigo meu dormira com uma amiga nossa e nada aconteceu. Passaram a noite na mesma cama e nada aconteceu. Ele não a comeu. Então pensei: que falta de respeito. E olha que estou falando de uma mulher bem bonita. E, ainda que não fosse. Eu, se mulher, me sentiria relativamente desrespeitado numa situação dessas.

Não sou fã do uso da palavra comer quando se fala de sexo. Até posso usar de brincadeira ou em forma sarcástica de poesia, mas no fundo não gosto. Porém há quem goste, até mesmo mulheres. Acho o termo muito machista, é isso. Aprecio a igualdade nas relações. Até mesmo a igualdade de forças numa relação sexual. O equilíbrio das oscilações entre dominação e submissão que ocorrem - ou deveriam ocorrer - numa experiência sexual.

Onde o assunto veio parar... Tenho que ver agora no que vai dar o cheiro de carniça que o vento traz de quinze em quinze minutos pra dentro da minha casa. O que faço? Quando vou poder me livrar do fantasma do Sweeney Todd?