RENASCER EM CRISTO, ISTO NÃO IMPLICA EM SE MORRER ANTES DA HORA

A igreja Renascer em Cristo, localizada no Cambuci, Zona Sul de São Paulo, nasceu em 1986. Seus criadores: um ex-gerente de marketing da Xerox, Estevão Hernandes e sua mulher, Sônia, proprietária de boutique. Formaram, nos últimos 20 anos, um império da comunicação.

O começo da igreja, entretanto, foi modesto: um grupo de oração organizado na casa de Hernandes, e que se transferiu para uma pizzaria, onde foi criada a igreja.

O casal foi preso em 2007, nos Estados Unidos, com US$ 56,5 mil, após declarar apenas US$ 10 mil, mas participava dos cultos por meio de aparições em telões.

Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal concedeu-lhes habeas corpus e suspendeu a extradição dos Estados Unidos, mas com liberdade vigiada.

A capacidade da sede da Renascer é para cerca de 1.800 pessoas sentadas. Trata-se do maior templo da igreja evangélica local. Já chegou a ser alvo de um incêndio, sem deixar vítimas, em setembro de 2006, graças a Deus!

Mas na noite de domingo, dia 18, desabou por completo, matando nove pessoas e ferindo outras 106, deixando ainda, oito em estado grave.

O casal enviou uma nota de consolo às vítimas do acidente. Na mensagem se diz "profundamente abalado com tão terrível e lamentável acidente". "Estamos todos absolutamente consternados, tristes e pasmos com a tragédia que nos abateu neste domingo, ceifando vidas, ferindo pessoas, trazendo tanto horror." E nós, idem...

Os indícios mostram que a estrutura desmoronou por falta de manutenção, infiltrações e excesso de peso do ar-condicionado, aparelhos de som e de iluminação colocados indevidamente no teto nos últimos anos.

Fiéis e vizinhos da igreja, dissera que o prédio passou por reforma há três meses. A Renascer nega e diz que apenas a fachada teve a pintura renovada. Pode?

Se a queda fosse na hora do culto, haveria cerca de 2.000 pessoas no templo e seriam centenas de mortos. Misericórdia!

Vizinhos disseram que o desabamento do teto, ocorrido na noite do dia 18, domingo, era uma tragédia anunciada.

Conforme a associação de moradores do bairro, a preocupação com a segurança do edifício é bastante antiga. Isso é fato.

Os prédios vizinhos e as ruas próximas à igreja foram interditados. A sede permaneceu cercada por freqüentadores que procuram por amigos e parentes, além de curiosos que tentam acompanhar o trabalho dos bombeiros e dos policiais. Novos desabamentos podem acontecer no local.

Ah! A taça do Kaká, não estava mais lá. Que ótimo para ele!

O presidente da Renascer, disse que a documentação e a manutenção do templo estavam em ordem.

Imagine se não estivessem...

Há dez anos, o prédio havia sido interditado por causa da estrutura do telhado, que ameaçava desabar. Segundo a vice-presidente da associação, uma viga de madeira podre, retirada do edifício que funcionou como um cinema na década de 1950, motivo da interdição.

Em 1999, durante uma semana os cultos aconteceram em um estacionamento, mas logo depois a igreja começou a funcionar dentro do prédio.

Prefeitura e Renascer passaram o dia de ontem tentando se eximir da responsabilidade pelo desabamento. A igreja tinha alvará de funcionamento expedido em 15 de julho de 2008, acompanhado de um laudo técnico.

Segundo o secretário de Habitação, só se obriga a checar as saídas de emergência e os equipamentos de segurança, mas não as condições estruturais do imóvel. "Isso é responsabilidade do proprietário", disse ele. A Renascer limitou-se a afirmar que tem alvará válido até 2009.

O que nem o governo nem a Igreja conseguiram esclarecer é que o teto do templo da Renascer passou por uma reforma "total" entre setembro e novembro de 2008, que não foi comunicada à Prefeitura previamente sobre a obra, o que não ocorreu, segundo a Secretaria da Habitação. O templo, portanto, estava irregular e passível de fechamento.

Em 1998, procedimento para apurar as condições de funcionamento de templos e igrejas da capital foi instaurado. Na ocasião, um laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, apontou risco de ruína total ou parcial na estrutura de sustentação do telhado.

A Secretaria da Habitação informou que recebeu apenas um pedido de alvará de funcionamento da Renascer em dez anos. Disse ainda que, se o proprietário não pede o alvará, estará sujeito a fiscalizações.

Ainda assim, não esclareceu o porquê do local não ter sido vistoriado antes.

E agora, José?

Assim sendo, espero que não ponham a culpa nos fiéis ou nos mortos e feridos...

Em se tratando de tantos absurdos e descasos com a vida humana, aconteceu mais uma tragédia anunciada que poderia não ter ocorrido.

Este não é, ainda, um país sério...

Isto já o sabia Charles de Gaulle, lá pelos idos anos 60!