Caetano e Zeca
Caetano ...
Tem o nome do cantor baiano.Meu irmão que deu o nome,12 anos atrás,quando ele chegou na nossa família.Motivo:o pêlo!
Era uma bolinha de pêlo branco,encaracolado,sonolenta em formato de poodle.
Caetano,talvez por influência do nome,sempre foi um cachorro calmo e GENTE BOA,como diz meu sobrinho mais velho!
Bicho dos mais mansos e agradáveis,jamais latiu feio nem prá ele mesmo.Pertence a minha cunhada.Mas é de todo mundo,realmente!
-"Um bocó!"Diz minha mãe até hoje.-"Se um ladrão entrasse na casa o Caetano era capaz de abanar o rabo e ainda lamber a mão dele!E se o ladrão precisasse,até era bem capaz de ajudar a levar as coisas!"
E ela,dona Azaléia,adora o Caetano,o que é uma coisa rara em se tratando de bichos no caso dela (leram meu conto Bóris,o cachorro?)...
Caetano cresceu entre nós,mas sempre foi tratado,e bem tratado,
como cachorro.Tem carinho,mas nada de regalias!Só dorme dentro de casa no inverno,do contrário,fica em sua casinha ou dorme na escada do pátio,dentro de um bercinho de pano,bem fofo.
Caetano é querido!É piedoso,jamais machucou ninguém,ao contrário:
precisamos sempre "salvá-lo" dos outros bichos!Os passarinhos tem livre acesso ao pátio,assim como ao seu prato ou sua água.Ele não liga!
Chantagista,como o Gato-de-botas do Sherek,ele fica fazendo olhinhos quando estamos comendo,prá ver se sobra alguma lasquinha de carne para ele,pois come ração,o safado...e sempre tem um mais safado que sempre dá a tal lasquinha,da família!
É tão simpático que já foi roubado umas cinco vezes!E é roubado porque se sai à rua,corre e vai com a primeira pessoa que o chamar e faz festa,o miserável!Levanta as patinhas dianteiras e fica rindo,de língua de fora,e dançando!Fofo,fofo,quem resiste?
Já foi encontrado podre de sujo,em uma vila onde o ladrão cara-de-pau o devolveu,nem teve como argumentar quando meu irmão,que foi atrás com informações de vizinhos, chamou do portão:
-"Caetano,meu filho!Vem cá,meu véio!"" e o bicho veio todo "sorridente",abanando o corpo inteiro!Era só fedor e felicidade!Na rua de cima,na casa dos vizinhos e até numa avenida muito movimentada ele já foi resgatado,pois o "simpático" é tri conhecido dos amigos e vizinhos!
Mesmo sem coleira,todos o conhecem e seguido os vizinhos o trazem!Ele mesmo,sozinho não volta,o bobalhão...Se fosse candidato político,teria muitos votos!
Um dia meu irmão trouxe um gatinho para casa.Enrolado em seu casaco de couro,pois era final de maio e já fazia um friozinho de outono.
-"Olha só!Achei na estrada,vindo para casa!"Justificou,abrindo o casaco e revelando um sonolento bichano.O gatinho era malhado,puxando bastante para o cinza.Tinha olhinhos daquele azul mais claro,acentuados pela íris oblíqua.Parecia mais um filhote de lince!Minha cunhada encantada,já caiu de amores por ele:adora gatos! Mas ficou com um pouco de receio da reação do Caetano.Todos trabalhavam,como deixar um gatinho bebê em casa?E dependia da aceitação do Caetano para o gato ficar.Começou a discussão,e saí antes que decidissem,pois tinha que voar para o trabalho.O dia passou e havia até me esquecido do drama.Ao voltar,fui a casa do meu irmão,pois lembrando,queria saber o veredito:o gato ficava ou saia?
Em casa,o gatinho já estava no cesto do Caetano!
Mais uma vez surpreendendo,o próprio cuidava para o bichano não se afastar muito,trazendo de volta,segurando pelo pescoço,como as gatas fazem!Lambia o pequeno,como se fosse dele.Meu irmão me olhou e disse:
-"Tá vendo só?A dona dele só disse prá ele cuidar e ele assumiu o gato!Parece que entendeu,né?" E completou.-"Há!E o gato agora tem nome!"
-"Qual é?"Perguntei olhando para o Caetano,que mais uma vez ia buscar o gatinho,que tinha caído da escada.
-"Zeca!"Falou.-"Filho do Caetano,como o Veloso,só podia ser Zeca!"
Concordei,o gato tinha cara de Zeca!
Caetano adotou e assumiu o Zeca.Zeca dormia com ele no cestinho,do lado direito.Era lindo de ver!
Zeca dormia,comia e aprendia a ser gato sob os olhos do Caetano.
Como era bebê tinha mais mordomia,e estava sempre dentro de casa,no colo das pessoas.Caetano não!Compreensivo,ficava na porta,na rua,olhando de longe o seu "filhote".Zeca faceiro,dentro de casa,pulando sofás,correndo atrás dos novelos de minha cunhada.
Como os pais não servem de parâmetro para os filhos,Zeca,talvez porque teve mais "amor',mais "privilégios",abusou e acabou se tornando um problema,para nós e para seu "pai".
Ingrato,assim que aprendeu a saltar,ficava em cima dos muros,ia para cima do telhado,deixando o pobre Caetano no chão!Ele saltava,ficava em pé,sobre as patinhas traseiras,gania chamando o "filho".
O gato danado ainda ficava deitado,abanando a cauda feliz!Olhando nos olhos do pobre Caetano e,mesmo vendo toda a aflição,só descia do muro e do telhado no final da tarde,quando a família chegava.
Aí,queria colo,e nada de dar satisfações nem bola para o Caetano!
Como não bastasse a pouca consideração com Caetano,Zeca,depois de adulto,ficou com mania de comer carne crua!Entrava e roubava,sem pudores,a carne se a gente colocasse na mesa ,se distraísse e ele estivesse por perto!A ração já não queria.Um facínora!
Descobriu as gatas da vizinhança ,e brigava por elas com os gatos que via pelos muros afora.E sumia nas noites de primavera.
De vez em quando aparecia com uma "amiga" pelo telhado,fazendo a maior bagunça e dando susto em todo mundo com brigas e aqueles miados agudos nas madrugadas!
Como resultado,perdeu o privilégio de colo e visitas bem aceitas em casa!Um dia,não voltou mais...
O Caetano,até hoje,ainda olha aflito para o telhado,quando ouve um gato miando ao longe.Talvez esperando seu "filho pródigo".Ele ainda dorme no cestinho de pano,mas deixa um lugarzinho reservado para o Zeca,sempre no cantinho direito.
*Para minha cunhada Naiara,que por ser o encanto de pessoa que é,influencia todos os seus animais de estimação,que nunca foram agressivos e são todos do Bem (mesmo o Zeca!)!