Imagem: Davi - Michelângelo
Música: Bolero de Ravel


Barack Hussein Obama: O Mito Vivo
 
Na semana da posse ao cargo mais cobiçado e importante do mundo, muito se falou e escreveu sobre Barack Obama. Um homem novo que vestiu a roupa da esperança e seduziu os olhos do mundo. O porte e a elegância de Obama não estão no seu físico e na fala de papagaio dourado que canta o consumo e o bolso cheio. A elegância de Obama está na sua aura de estadista que brilha independentemente da luz que o cobiçado cargo irradia.

A humanidade, nesses últimos 50 anos, se sentiu órfã de um verdadeiro líder. Muito embora, um verdadeiro líder, em qualquer época e lugar, nunca resolveu os problemas da humanidade como um todo. Apesar de não de não ser um “salvador da pátria” o verdadeiro líder possui uma conduta própria que irradia uma imagem amada e desejada, não apenas invejada, uma imagem que todas as pessoas gostariam de possuí-la.

O papel do verdadeiro líder é, em primeiro lugar, ser um exemplo para todas as pessoas. Ele não é apenas um ídolo, os ídolos são efêmeros, logo são substituídos por outros, o verdadeiro líder é um mito vivo. Segundo Joseph Campbel: “O mito é um sonho público e o sonho é um mito privado”. O próprio Campbel considera o mito como canal por onde passam energias inesgotáveis do cosmo.

Com essas considerações de Joseph Campbel não é difícil entender “o mito Barack Obama”. Hoje ele é o canal por onde passam os sonhos e as esperanças de um povo enganado, sofrido e que estava afogando no mar das desesperanças criado por falsos líderes embevecidos pelos seus próprios egoísmos e hipocrisias.

O sonho da humanidade nos dias de hoje não é o mesmo de 50 anos atrás. O desenvolvimento tecnológico e o enriquecimento das nações não são mais prioridades. A prioridade da humanidade hoje é a paz, o crescimento sustentável e a redução das
desigualdades. Barack Obama, a primeira vista, parece encarar essas três prioridades como princípio e quando a prioridade do povo é o princípio do governante, se estabelece uma sintonia.

O erro é acreditar que o mito vivo vai resolver todos os problemas. Ele é uma pessoa sensível por onde flui a energia da humanidade. Se as nossas energias forem boas o papel dele será bom. Essa figura luminosa não surge por acaso, humanidade tem o mito vivo que merece, ele nasce dos sonhos de todos para que cada pessoa possa sonhar livremente.




Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 19/01/2009
Reeditado em 29/01/2009
Código do texto: T1393087
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.