SOBRE A IRREVERENTE MAFALDA

Quando eu era criança, e acho que já escrevi muito sobre fatos daquela época, meu pai não me deixava ter acesso a leitura de gibis, os assim denominados compêndios de escritos das histórias em quadrinhos.

Eu nunca consegui entender o porquê daquela atitude do meu pai.

Devia ser algum preconceito da época, hoje acredito.

Mas fascinavam-me os desenhos coloridos bem como os escritos, e sempre que podia, arrumava um dinheirinho para comprá-los...escondido, óbviamente.

Lembro-me daquilo ser uma das poucas transgressões da minha infância/adolescência.

Agora mais atualmente, numa dessas bienais dos livros, minha filha me pediu para que lhe comprasse o livro " TODA MAFALDA".

Por motivos óbvios já esclarecidos, eu não conhecia nem os livros muito menos a personalidade da tal garota, com quem hoje me divirto muito. Fui à Bienal e adquiri a obra.

Encantadora, de fato. Uma obra de arte de alto nível! Muitíssimo divertida.E o mais surpreendente é que foi tema de interpretação de texto da prova de português da última fuvest.

Vejam como as concepções se transformam ao longo do tempo.

Mafalda é uma garota inteligente, crítica, persuasiva, meio que inconformada com o mundo em que vive.

Para quem tem filhos, sobrinhos e netos em fase de formação educacional, e mesmo para nós adultos, deixo a dica do livro até como opção de lazer.

Só me dei mal num ponto.Sou uma amante das sopas.Se é sopa é comigo!

Faço sopa de tudo! Julgo um alimento completo desde que se saiba prepará-las.E não me importo com a temperatura.Nem do clima e nem da sopa.

E Mafalda odeia as sopas.Minha filha também.Depois do livro de Mafalda,nunca mais consegui colocar uma boa sopinha no cardápio aqui de casa...

Mafalda sempre entra em cena para me contradizer...

SEGUE UM QUADRINHO

Do livro Toda Mafalda, pg.232.

****

Mafalda sentadinha no banco da praça, lia seu livrão" O MARAVILHOSO MUNDO QUE NOS CERCA...

Quando aproximou-se um amiguinho com um revólver na mão, e lhe propôs:

-Mafalda, se você não tem outros planos, então vamos aqui na praça BRINCAR de atirar?

-Ah, eu preferia ler o meu livro, mas tudo bem, vamos nos INSERIR na realidade.

****