O Sistema Caiu

Qual de nós não esteve em uma fila de banco para pagar contas e veio um empregado nos pedir mais paciência e compreensão, porque o “sistema caiu” ...

Acreditamos que outra experiência comum a muitos tenha sido a de receber correspondência impondo que uma ou mais faturas sejam pagas no escritório da prestadora do serviço. Entretanto a correspondência sempre traz a ressalva: “desculpe a falha do sistema, caso o pagamento já tiver sido realizado”.

Por essas e outras, há muito estávamos querendo registrar esses desvios de relacionamento entre alguns prestadores de serviços e os clientes. Entretanto, foi o ocorrido com um colega de trabalho que funcionou como a “gota d’água”.

O irmão do nosso companheiro acidentou-se ao cair com o carro dentro de uma grande vala.

No acidente perdeu os documentos, inclusive a carteira da assistência médica e o comprovante da última mensalidade.

Foi socorrido por moradores do bairro, que o levaram ao hospital municipal, próximo ao local do acidente.

Logo após ser informado, o nosso companheiro de trabalho dirigiu-se ao hospital e encontrou o irmão atendido: pontos na testa, cabeça e pernas.

A providência urgente a ser tomada era transferir o irmão acidentado para um hospital conveniado ao plano particular.

Imediatamente, o nosso companheiro telefonou para a “Central de Atendimento” e, acredite se quiser, ouviu a seguinte resposta: “mil desculpas. Devido à perda do comprovante de pagamento no acidente e não podermos constatar se o cliente está em dia, pois o sistema caiu, a transferência só poderá ser feita após o restabelecimento do sistema”.

E assim aconteceu: enquanto o sistema não “levantou” a transferência não foi possível ser realizada.

Temos um sentimento de que, em alguns casos, a informática tupiniquim está sendo usada não para atender melhor o cliente, mas sim para justificar os desvios de atendimento.

Uma saída para os clientes seria, quando o banco viesse cobrar os juros exorbitantes, ou qualquer outro prestador de serviços apresentasse faturas com preços escorchantes, responder: “queira desculpar-me. Estou caidinho, caidinho... Saí do ar”.

“Saindo do Ar” são rimas para serem lidas quando o sistema cair ...

“Saindo do Ar”

A moderna tecnologia

fez do “micro” e do “sistema”

o trabalhador de cada dia

que, vez por outra, se nega a trabalhar.

É gente chegando afobada,

querendo dinheiro sacar,

e o Caixa avisa “de cara”,

que o sistema saiu do ar,

e o Caixa avisa “de cara”,

que o sistema saiu do ar.

Por isso senhor Gerente,

“sem essa” de, horas-extras, cobrar,

por que daqui pra frente

é o Caixa quem sai do ar.

Por isso ilustres banqueiros

sem juros altos, cobrar,

é a hora dos brasileiros,

sem filas, saírem do ar.

Por isso parceira ausente

que, os carinhos, está a desprezar,

fique certa, de que daqui pra frente,

é ele quem vai sair do ar,

fique certa, de que daqui pra frente,

é ele quem vai sair do ar.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 16/01/2009
Reeditado em 05/03/2021
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