O Sistema Caiu
Qual de nós não esteve em uma fila de banco para pagar contas e veio um empregado nos pedir mais paciência e compreensão, porque o “sistema caiu” ...
Acreditamos que outra experiência comum a muitos tenha sido a de receber correspondência impondo que uma ou mais faturas sejam pagas no escritório da prestadora do serviço. Entretanto a correspondência sempre traz a ressalva: “desculpe a falha do sistema, caso o pagamento já tiver sido realizado”.
Por essas e outras, há muito estávamos querendo registrar esses desvios de relacionamento entre alguns prestadores de serviços e os clientes. Entretanto, foi o ocorrido com um colega de trabalho que funcionou como a “gota d’água”.
O irmão do nosso companheiro acidentou-se ao cair com o carro dentro de uma grande vala.
No acidente perdeu os documentos, inclusive a carteira da assistência médica e o comprovante da última mensalidade.
Foi socorrido por moradores do bairro, que o levaram ao hospital municipal, próximo ao local do acidente.
Logo após ser informado, o nosso companheiro de trabalho dirigiu-se ao hospital e encontrou o irmão atendido: pontos na testa, cabeça e pernas.
A providência urgente a ser tomada era transferir o irmão acidentado para um hospital conveniado ao plano particular.
Imediatamente, o nosso companheiro telefonou para a “Central de Atendimento” e, acredite se quiser, ouviu a seguinte resposta: “mil desculpas. Devido à perda do comprovante de pagamento no acidente e não podermos constatar se o cliente está em dia, pois o sistema caiu, a transferência só poderá ser feita após o restabelecimento do sistema”.
E assim aconteceu: enquanto o sistema não “levantou” a transferência não foi possível ser realizada.
Temos um sentimento de que, em alguns casos, a informática tupiniquim está sendo usada não para atender melhor o cliente, mas sim para justificar os desvios de atendimento.
Uma saída para os clientes seria, quando o banco viesse cobrar os juros exorbitantes, ou qualquer outro prestador de serviços apresentasse faturas com preços escorchantes, responder: “queira desculpar-me. Estou caidinho, caidinho... Saí do ar”.
“Saindo do Ar” são rimas para serem lidas quando o sistema cair ...
“Saindo do Ar”
A moderna tecnologia
fez do “micro” e do “sistema”
o trabalhador de cada dia
que, vez por outra, se nega a trabalhar.
É gente chegando afobada,
querendo dinheiro sacar,
e o Caixa avisa “de cara”,
que o sistema saiu do ar,
e o Caixa avisa “de cara”,
que o sistema saiu do ar.
Por isso senhor Gerente,
“sem essa” de, horas-extras, cobrar,
por que daqui pra frente
é o Caixa quem sai do ar.
Por isso ilustres banqueiros
sem juros altos, cobrar,
é a hora dos brasileiros,
sem filas, saírem do ar.
Por isso parceira ausente
que, os carinhos, está a desprezar,
fique certa, de que daqui pra frente,
é ele quem vai sair do ar,
fique certa, de que daqui pra frente,
é ele quem vai sair do ar.