Tac tic... Meu o relógio faz!

(Laerte Pedroso – 03h15min)

A vida realmente é um bom tema para ser discutido. Claro! É algo fascinante, tantos já tentaram - muitos com proeza - defini-la. Mas, qual realmente o sentido da vida? O que querem que pensemos? Sim, pensemos. Pois, agir é relativamente fácil. Vamos tentar refletir um pouco: todos os dias seguimos uma determinada ordem, seja ela biológica ou meramente cronológica (ambos muitas vezes anexadas). Acordamos, comemos, trabalhamos, comemos, entre esses afazeres despejamos nossas impurezas biológicas, transamos (se tivermos sorte. Ou em alguns casos azar), comemos e dormimos. Um ritmo frenético. Tanto que um dos nossos maiores prazeres são as tão esperadas férias (desde que elas ocorram no começo do ano e sem dívidas) e porque isso? A resposta de repente seja simples: diminuímos nossa dependência do relógio, podemos extravasar acordar a hora que quisermos, comemos a hora que bem entendermos, transarmos a qualquer horário e lugar (se tiver sorte! Ou não!) . Tanto é verdade que hoje (14 de janeiro de 2009: Férias) eu estou aqui, acabei de comer, vi três filmes essa madrugada e às 03h20min da manhã estou aqui divagando a respeito disso. Ok ta certo. Estou aqui divagando, discutindo acerca dos relógios, mas na verdade é insônia mesmo, não consigo dormir ok? Tenho que levantar as 09h para ver um apartamento e não consigo pregar o olho. Porque que a dona do apartamento não disse: “Meu filho, pode vir a hora que quiser, não quero atrapalhar a sua rotina anti-relógio nas férias”, mas não: “09h se quiser”. Sim senhora!

Mas eu me considero um vencedor. Meu tempo interno é muito superior a tudo isso. Claro, procuro nas discutir com essas pessoas normais: que horas são? 03h26min. Pra vocês! Para mim não são nem 20h. To com todo pique (quase!). Mas do que estávamos falando mesmo? Ah! Sobre a vida. A brevidade da vida. Será mesmo que ela é breve? “Depois dos 15 anos, voa” tudo bem é verdade. Certa vez ouvi de meu pai que se ele tivesse a maturidade adquirida aos 64 anos de idade dele com a minha idade na época (15 anos) ele dominaria o mundo. Confesso, só entre nós: ainda bem que isso não aconteceu. Senão não teria graça, hoje com essa dita sabedoria no auge de minha sapiência aos 25 anos 14 dias 03h e 30 min eu dominando o mundo. Se bem que as coisas seriam bem diferentes. A primeira coisa que faria se dominasse o mundo seria: NADA. Alias uma de minhas atividades prediletas: O ato de não fazer NADA... Como esse texto, que não serve para nada, nem para me dar sono. Espero que em você digníssimo (acho) leitor pelo menos para isso ele tenha servido. Leia a noite, se tiver compromisso pela manhã e ainda estiver sem sono. Ótimo remédio.

Hum... Mas voltemos a falar de vida. Agora sua vez. Sim. Vamos, não seja tímido. Como está sua vida? Mas o que é isso? Vamos conversar. 03h34min. Diga alguma coisa. Está aí me olhando com essa cara de “sei lá o que” e não diz nada. Não adianta comentar no blog depois. Vamos. Sua vez. Hable comigo. Somos amigos, eu acho. Pelo menos estou dentro de sua casa agora. Preciso que se abra comigo, senão isso vira uma masturbação intelectual, eu “falo” você me “escuta” e não chegamos a lugar nenhum. Mas não precisa me dizer nada. Eu sei. Quer ver? Sua vida: está passando por algum problema. Ou melhor, alguns problemas, de gravidade variada. Algum financeiro. Me parece um tanto quanto abatido (a), problemas no amor? Sei como é. Problemas no amor são sempre os mais difíceis de resolver, para alguns. Mas tudo se resolve. Que tal uma conversa? Vamos. 03h39min. Tic tac. Ainda bem que já me desprendi desse lance de relógio. Ta olha só... Quer saber? Você vai se lascar mesmo e sabe por quê? Por que no amor é assim, uns se lascam enquanto os outros se dão bem. É! E você, seu (sua) babaca ( o, a, os, as, sei lá!) foi o escolhido (a) agora! É! Justamente as 03h42min! Foi o escolhido (a) babaca dessa pessoa e não adianta espernear. Ta sozinho (a), ou pior, ta acompanhado (a) com um belo par de chifres. Não se preocupe eu às 03h44min estou aqui para lhe ajudar: não fique assim, o chifre não é nada mais do que fruto de nosso egoísmo, de nossa sociedade cristã - ocidental que nos impõe a monogamia, um gesto egoísta que prega o não compartilhamento do corpo com o outrem que não seja aquele que você acertou, quase como num contrato (se bem que namoro é um contrato verbal e o casamento um contrato visceral, com cartório e tudo.) então pense (às 03h47min) que você não é egoísta e permite dividir e pronto, seus problemas acabaram. Viu como nossa conversa sobre a “vida e o tempo” está se tornando produtiva? Pois é! E você duvidando ainda de onde isso aqui vai dar. (risos) me subestimando não é? Sem problemas. Olha só, estou cansado de ter que escrever textos que tenha lógica (mais um termo relacionado a tempo, espaço e sociedade, que saco!), por exemplo, quantas vezes somente nesses 5 minutos em que você está lendo esse belo texto, afirmou que isso era perda de tempo. Justamente às 03h51min. E eu aqui, até resolvendo seus problemas amorosos, quanta falta de consideração comigo.

Bom, meu celular despertou agora 03h59min, destinei 44 minutos da minha madrugada para escrever esse texto. E já se passaram. Portanto amigo (a), faça como eu, não seja escravo dessas convenções capitalistas. Não seja escravo do tempo.

E tenho dito!

Laerte Pedroso. 04h02min da quarta-feira dia 14 de Janeiro de 2009 (férias uhuuuuu! Pagar contas amanhã :( ).