Pecado

Conversavamos sobre os sete pecados capitais durante o almoço num sábado,no começo de dezembro.Num resturante vegetariano lotado lá no Brique da Redenção (Porto Alegre).Quatro amigas,muiiito assunto!Maior barulhão,gente falando pelos cotovelos,como a gente.Cheiro e comida deliciosa!

Entramos no assunto pecado,comentando sobre a série "pecados capitais",escritos cada um por um autor.Já leram?A maioria de nós já tinha lido pelo menos um dos livros.Sete contos de autores consagrados sobre as tentações e fraquezas das criaturas terrenas.Avareza, luxúria, ira, gula, preguiça, inveja e soberba na visão de Otto Lara Rezende,Luís F.Veríssimo, Guilherme Figueiredo, Lygia Fagundes Telles, José Conde e Mário Donato.Perguntamos umas às outras:"Qual é o pecado que cometes com mais frequencia?O TEU pecado?"

O meu falei na lata,sem hesitação:

"-PREGUIÇA!"

E fui explicando:

"-Este eu assumo:PREGUIÇA,na dose certa,é ótima,gurias!Adoro o ócio,finais de semana em que não preciso acordar cedo.Bom demais me espreguiçar feito gato,virando de lado e dormindo novamente,quando o corpo pede e deixam!"

"Adoro comer sem pressa,ser a última a levantar da mesa.Sou a última a descer do quarto para tomar café em hotel!A última que levanto do ônibus para descer no ponto."Tô pagando!"

Sou sedentária feliz,fugitiva de academia (não encontrei graça,só sofrimentos nas séries de abdominais e levantando aqueles pesinhos).Só me dei bem em dois tipos de atividades:natação (peguei alergia ao cloro) e caminhadas.De vez em quando eu caminho,mas não é bem o que eu mais gosto."

"Melhor de tudo:amo sentar no sol pela manhã nas férias e ficar de olhos fechados,sentindo o calorzinho,fazendo o NADA ABSOLUTO! É dos deuses,privilégio de poucos mortais!!!"

Rimos bastante.

"E -completei-quando cometo meu pecado favorito,acabo resbalando nos outros.Nunca se comete um só...rs,rs,rs!"

Concordamos que GULA não pode mais ser considerada um pecado.Tem dois extremos na questão,ou seja,quem hoje PODE comer,faz dieta, e quem não pode está sempre em forma,mesmo "morto de fome" (já viu as modelos?).

SOBERBA não sou.Tenho a timidez na medida para não me expor demais.Aqui no Recanto?Sou mais saidinha,mas não é sempre.É só virtual (qual é?)!

IRA eu provoco,tenho certeza,pois rio demais de tudo!

Como eu brinco com muitas pessoas amigas,mostro o lado bom das coisas que eu digo.Mesmo as críticas eu faço com humor mais carinhoso,sem ser grosseira ou invasiva.Isto não é legal.Claro,nem todo mundo está num dia bom,então,sinto quando a brincadeira precisa ceder lugar ao ouvido,bom ouvido ou colo.

INVEJA só tenho a positiva,aquela que admira taletos e procura seguir bons exemplos para aperfeiçoar os meus.Acho tão bonito saber fazer tantas coisas!Queria saber,por exemplo,tocar Bach ao piano como Glenn Gould,ou cantar feito Piaf,Maria Callas,Dalva de Oliveira,Elis Regina,Marisa Montes!Vozes de cristal!Já pensou,escrever com a competência de Machado de Assis,Clarice Lispector ou Jorge Amado?Dançar flamenco como Cristina Hoyos(recomendo assistir o filme Carmen,de Carlos Saura,1983,prá entender o que digo).Meu Deus!bom demaisss!

LUXÚRIA ...hummm.convenhamos:este também é pecado que está para caducar.É tão bom cometer de quando em vez!Ainda na dúvida,estamos discutindo se é ou não pecado,na atual conjuntura...

AVAREZA não está nem nos meus gens!Minha mãe relata que muito pequenina ainda não podia ver ninguém pedindo na rua que eu chorava de pena,berrava e exigia que ela desse algo.

Constrangia a pobre mulher,juntava até povo!

E até hoje é difícil conviver com pobreza e sofrimento alheio sem participar de alguma forma para amenizar.Vou de comprar rifa de bode,bilhete de loteria até doar sangue!Tudo vale a pena,mesmo que se ache que isto seria obrigação do Estado...Dói ver crianças e idosos,já aposentados, pedintes,trabalhando antes ou além da idade justa!Não é natural nem correto.

A INDIFERENÇA seria um bom novo pecado a ser considerado,no lugar da GULA.É o contrário completo de amar.E quem não ama não está nem aí para o bem estar de ninguém.

A INJUSTIÇA também.Violar o direito dos outros,abusar de poder em qualquer instância é bem pior do que Preguiça.

Nossa!Acho que o que devemos reinventar,na verdade,é o conceito de pecado,pois a cada dia fica mais difícil não pecar!

Brigeth
Enviado por Brigeth em 14/01/2009
Reeditado em 15/04/2009
Código do texto: T1383589
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.