Horário de Verão
Cheguei ao trabalho às dez horas, porque me permiti acordar mais tarde nessa sexta-feira. Sobre o meu teclado estava o Gazeta Mercantil do dia.
Revolvi dar uma olhada, só uma espiadinha, sem muita atenção aos números terroristas da vez. Quero ver letrinhas saltitantes. Na Gazeta Mercantil??? SIM.
Vi desenhos saltitantes.
No canto inferior esquerdo, um Sol brilhante nascendo às 6h28, ao lado outro Sol brilhante atrás da montanha se pondo às 20h00.
Algo mais perfeito que o horário de verão?
LINDO.
Se o dia tem 24 horas, os dias de verão parecem ter algumas extras, para presentear a vida além das corporações, das obrigações.
Eu acordo como o Garfield de sempre, me arrumo como Léia Carvalho, que trabalha de segunda a sexta, mas ao abrir a porta de casa e sentir o Sol me esquentando até eu chegar ao portão, começo a me animar como o Cebolinha, e tenho um plano infalível para o dia desse momento em diante.
Se quando o relógio toca penso que o mundo vai acabar, quando olho o céu pela minha janela e vejo que o dia não vai mais ser engolindo pela escuridão, sendo ainda seis da tarde, começo a saltitar por dentro.
No horário de verão eu tenho vida além da empresa.
Posso sair da minha torre de vidro e concreto, com o presente de ver as carinhas das pessoas na rua. Parece que todo mundo sorri um pouco mais.
Noto mais cor de rosa, vermelho, verde, espalhado pela cidade, colorindo a Berrini que no inverno é preto e branco.
Pelos bares agitados e cheios, ainda que com a Lei Seca, sorrisos, olhos brilhando.
O rio Pinheiros, com o maravilhoso Projeto Pomar, decora o meio da cidade, riscando o cinza de verde. É sujo? Ainda é. É lindo? SE É.
Esse brilho todo de um dia mais longo me enche de vida da ponta do pé, que pode calçar sandália e mostrar dedinhos e dedões, até o último fio de cabelo, que se decora com flores vermelhas, marrons, rosas e azuis.
Esses dias me mostram que os dias podem se mais complexos do que: dia e noite.
Esses dias são: dia, sorrisos e noite.
Aproveite a luz extra para acender a sua.