...DE QUANDO OS GATOS APRENDEM A DANÇAR EM TERRENO CONFORTÁVEL...

"...chuva de primavera

uma criança

ensina o gato a dançar..."

KOBAYASHI ISSA

Lá vem o gato andando perfeitamente sobre o muro antes de saltar janela adentro para se acomodar na cama que não lhe pertence. O chinelo na mão não o assusta e ele simplesmente olha para o objeto desafiando o mesmo a enfrentá-lo. Resolvo que o simples ato de pegar ele com as mãos e depositá-lo ao chão é muito mais eficiente, mas em segundos ele retorna ao mesmo lugar e na mesma posição. De repente surge uma criança e resolve usá-lo como o seu brinquedo favorito. O pega no colo e sai correndo pelo corredor levando o pobre coitado junto aos seus brinquedos, e eu por alguns momentos fico observando como tudo parece ser incondicionalmente simples ao mundo dos não adultos, a criança e o gato em pouco tempo já interagem perfeitamente com os pequenos objetos espalhados ao redor, e aquele pequeno espaço ao redor parece ser muito feliz que qualquer outro que já tenha encontrado. Aqueles minutos justificaram o sol depois da chuva, e o sorriso que acompanhou o menino durante o resto da manhã, até que o gato cansado de tanto pular os estranhos passos de dança no universo infantil, voltou a se retirar pela mesma janela que entrou e ganhou a liberdade de uma tarde ensolarada em busca de aventuras mais adequadas as suas patas...