AGORA É SÉRIO!

Se me permitem, aqui está a primeira bronca do ano. E justa, podem apostar.

Este meu texo, além de catártico, é um alerta para algo que está ocorrendo nas estradas, pelo menos nas daqui de São Paulo e principalmente naquelas mais perdidas no mapa, aonde as pessoas mais desavisadas correm o risco de cairem em várias armadilhas.

Mas o que me choca é que são armadilhas oficiais.

Existe aqui pelo interior de São PAulo, o famoso CIRCUITO DAS ÁGUAS.

Para acessar as cidadezinhas integrantes do referido circuito há dois caminhos: um pela Rodovia Anhanguera/D.Pedro I, cujo trajeto não conheço muito bem, e outro "por dentro", POR RODOVIAS MENORES, passando pelo perímetro urbano de vários municípios, como Itatiba, Morungaba e Amparo.

Há vinte anos vou pelo circuito de dentro, porque não conheço paisagens de rodovias mais lindas e aprazíveis que aquelas.

Há trechos de asfalto que nos conduzem a bosques pois as árvores se fecham em copas sobre a rodovia, e a sensação é maravilhosa.

Porém está praticamente impossível trafegar por lá sem levar multas.

Eu explico.

Os circuitos realmente são perigosos, visto que são serranos, estreitos e muito sinuosos e além do mais cortam as cidades.

De fato é impossível trafegar ali em alta velocidade sem correr grandes riscos.

Mas o trecho de volta Amparo/ Morungaba me parece que tem que ser revisto pela Polícia Rodoviária, pois a sinalização é precária porém...paradoxalmente há um radar a cada poucos metros da rodovia. Tem mais radar do que pássaros! Muito interessante.

E o pior, escondidos entre as árvores, estratégicamente colocados aonde a velocidade máxima permitida súbitamente muda de limite nas curvas...e sem aviso prévio.

Há quem, para FUGIR DOS RADARES, breca de repente gerando alto risco de engavetamentos na estrada.

Acho isso um desrespeito, principalmente com quem quer dirigir dentro da LEI.

Ainda não virei tartaruga, apesar de ter a fama de, mas tive a impressão que fui multada pelo radar a setenta por hora, e só bem depois dele havia um aviso de sessenta por hora.

Parei num posto rodoviário para perguntar a velocidade máxima do tal trecho e dos demais e nem o policial sabia me responder com certeza, já que existem trechos de oitenta por hora naquele circuito.

Apenas me orientou a recorrer caso a multa tenha sido lançada.

Então estou aqui, recorrendo de antemão. Há muitos anos não sou multada, nem na cidade, nem nas rodovias, simplesmente por obedecer a sinalização. Grande novidade!Só que bola de cristal eu ainda não tenho.

Alerto que já cansei de ver gente voando por alí, inclusive "rachas" de motos em alta velocidade ultrapassando automóveis à direita, pelo acostamento, e ninguém é parado pela fiscalização... provavelmente porque quem infraciona conhece o tal défcit de 'olheiros" na rodovia e o posicionamento das armadilhas de radares.

Só a tartaruga aqui consegue ser multada..."andando na linha" e por respeitar as normas de trânsito.

Eu até pago, mas sob protesto.

Brasil!!