Amigos que ficaram

Treze fotos fotos que tiveram o poder de me transportar às ruas, cheiros, sons e rostos da minha juventude. É emocionante ver mais de quarenta anos de amizade reunida em meio a albuns de fotos que cada um levou para o encontro. Os risos e sorrisos ao ver as fotos, mexiam comigo. Emocionante porque nesses quarenta e tantos anos,volta e meia os encontros acontecem, uns com mais frequência, outros menos, mas, todos, de alguma forma, juntos. Meu amigo de serenatas se encarregou de me enviar por email as fotos do encontro. Eu não vejo a maioria faz um bom tempo mas o contato é mantido através do skype com uns, de emails com outros. Naquele tempo as festas aconteciam na casa de um do grupo, todo sábado e o promotor da fiesta determinava na casa de quem seria o próximo encontro. Um detalhe muito legal e que nos dias de hoje é impensável; levavamos nossos páis. Enquanto dançavamos animadamente eles conversavam animadamente. A volta para casa, na madrugada, era animada. Como moravamos perto da padaria, estratégicamente parte da turma nos acompanhava e enquanto dois ou tres iam atormentar os padeiros, minha mãe providenciava o café e, aí, era conversa fiada e muito riso enfeitando a madrugada. Os flertes e namoricos aconteciam e, quando desaconteciam não deixavam sequelas por mais de uma semana. Meu amigo me mandou as fotos sem adivinhar que me dava um belo presente de aniversário. A vida se sencarrega mesmo de enfeitar a vida da gente, das mais variadas maneiras. Mais que um tempo que passou, emociona ver os amigos que ficaram. Agora vou levar a xícara do café para a pia e afugentar as fagulhas do bolo de laranja do meu teclado e voltar para dar títulos à cada uma das fotos que encantaram meu dia encantado.