A VERDADEIRA HISTÓRIA DO LOBO MAU !

 

    Durante décadas temos sido muito injustos com o Lobo Mau ! Sim, aquele mesmo das imortais histórias do Walt Disney !

   Quando  era criança ficava aterrorizado com a simples menção do nome “Lobo Mau”. Mas tanto na história do Chapeuzinho Vermelho quanto na dos Três Porquinhos ele nos foi apresentado como um monstro devorador, cuja preferencia variava de crianças a porquinhos.

   Não me lembro de ter lido nada que pudesse vir em defesa do Lobo. Claro que ele não é meu amigo e nem poderia ser. Entretanto, por uma questão de justiça, creio que a história deveria mostrar a outra face do chamado vilão das criancinhas.

   Ninguém, pelo menos que eu saiba, se preocupou em saber se o pretenso devorador de crianças era filho de pais separados, sendo que o pai provavelmente estaria desempregado quando o Lobo da história nasceu.

   Ora, qualquer um que fosse filho de pais separados , sendo que o pai talvez passasse a maior parte da sua vida sem ter tido carteira assinada e que provavelmente era bêbado, precisaria de muito equilíbrio para não se tornar vilão.

    Uma outra coisa que me preocupa e me deixa curioso, era saber qual seria o nível de escolaridade dos lobos no tempo que os animais falavam. Além do quê, por que motivo vilões não poderiam ter sido vegetarianos ?

    Tem uma outra coisa que merece ser analisada. Já pensou que coisa mais triste ter que passar a vida, desde a infância, comendo frutinhas e folhinhas do bosque ?

   Nada de pernil, um franguinho ou mesmo um arroz branquinho, soltinho e quentinho ? Pois é amigos, ninguém nunca se preocupou em saber como foi a infância sofrida do Lobo, cujo nome era apenas Lobo. O “Mau”, com certeza foi acrescentado porque o bicho, a esta altura já abandonado pelos pais, não tinha nem sobrenome e aqui pra nós, era muito feio.

    Agora vejam só, sem carteira assinada, emprego fixo e sem sobrenome e ainda por cima fazendo bicos em histórias infantis ! Triste, muito triste !

    Hoje , adulto sessentão, procuro entender as razões pelas quais uma mãe responsável manda sua filha (se não estiver enganado, Chapeuzinho Vermelho na época em que foi apresentada ao mundo através daquela historia, deveria ter uns dez anos) levar uma cestinha cheia de doces para sua vovó, tendo que atravessar uma floresta sozinha e ainda por cima vai saltitando e cantando. Francamente !

    Primeiro, não se deve deixar uma criança sair sozinha e mesmo de dia, atravessar a floresta. Segundo, mandar uma cesta de doces para uma velha senhora, que possivelmente era diabética ? É uma grande maldade!

    Quem garante que Chapeuzinho Vermelho não provocou o Lobo ? Não lhe ofendeu primeiro ? E tem mais uma coisa que eu queria entender ! Como é que pode um Lobo faminto entrar numa casa, “engolir” a vovó, vestir suas roupas, deitar na cama e esperar pela menina com os doces ?

    Primeiro, entre perseguir uma criança ou a vovó, era melhor parar numa lanchonete do Mc Donald's na beira da estrada e fazer um lanche rápido. O Mc Donald's está sempre fazendo promoção de sanduíches !

     E tem ainda mais outra coisa. Essa história do Chapeuzinho confundir a vovó com o Lobo, é um absurdo. Mesmo no escuro dava pra ver que o Lobo era o Lobo e a vovó era a vovó. E se não me esqueci da história, do nada aparece um caçador e tira a vovó viva da barriga da Lobo.

    Que a vovó saísse viva tudo bem, mas abrir a barriga do animal sem nenhuma anestesia, foi uma grande maldade .

   E na história dos Três Porquinhos ? Já pensou a dificuldade que é soprar com toda a força possível até derrubar uma casa mesmo sendo de palha ou madeira  e com o estômago completamente vazio ? E quem garante que o Lobo queria comer os porquinhos ?

   Pode ser que ele, o Lobo só quisesse uma informação qualquer ou simplesmente usar o telefone. Também, é possível que os porquinhos não estivessem entendendo o que o Lobo queria dizer. E por não estarem entendendo, se assustaram, saíram correndo e deu no deu.

    Soube mais tarde, através de um amigo influente, que o Lobo pagou as despesas com a construção de novas casas. Conseguiu o dinheiro através de um empréstimo numa financeira para pagar em quarenta prestações.

    Agora, imaginem só a aparência do Lobo. Está certo que ele tinha dentes afiados, um focinho grande e uma boca assustadora. Mas quantos de nós também não temos um nariz grande, boca suja de tantos palavrões repetidos a cada instante e um mau hálito horrível?

    Ao escrever este texto  só queria fazer justiça ao senhor Lobo, que na verdade não era tão mau assim. Ele era feio, muito feio, tinha poucos amigos e dificuldade de arrumar um emprego decente, tanto é que só conseguiu uma vaguinha para trabalhar como vilão nas histórias do Walt Disney.

    Não sei o que foi feito dele. Provavelmente foi despejado do seu barraco por não ter conseguido continuar pagando o aluguel, adoeceu, morreu e foi enterrado como indigente.

    Sempre achei que qualquer história, mesmo as imortais,   deveriam contar os dois lados da verdade . A do lado dos heróis e a do lado dos vilões.




                            *********




 

 

               




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 08/01/2009
Reeditado em 16/05/2013
Código do texto: T1374746
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.