Isso me dá...tique, tique, nervoso
As pesquisas não conseguiram descobrir ainda até que ponto os Tiques, TOCs ou DOCs (Transtorno Obsessivo- compulsivo ou Distúrbio Obsessivo-compulsivo) são parentes entre si mas, pelo menos uma característica é essencial na diferenciação: no TOC ou DOC, as ações repetitivas são sempre motivadas por um pensamento obsessivo.
Os tiques são movimentos involuntários, súbitos e repetitivos, com as mãos, os dedos, os ombros, a cabeça e qualquer outra parte do corpo, também com a voz como tossir, assobiar, pigarrear, etc. As pessoas afligidas, em quase sua totalidade, não percebem ou não se dão conta do ato repetitivo, uma vez que o fazem inconscientemente.
Tem até uma estória do sujeito que, munido de credenciais impecáveis candidatou-se a um cargo numa companhia de alto gabarito, tinha o hábito de piscar constantemente um dos olhos. Na entrevista o vice-presidente da empresa disse que teria o maior prazer em contratá-lo mas que o tique de piscar o olho era muito perturbador. O candidato disse que o problema passaria assim que ele ingerisse duas aspirinas e enfiou a mão no bolso onde retirou uma dúzia de preservativos antes de encontrar as aspirinas, tomá-las e milagrosamente parar de piscar. Ótimo – disse o vice-presidente, com frieza. – Entretanto , não aprovamos a promiscuidade.
- Não, não é nada disso – respondeu o homem. – Já experimentou pedir aspirina na farmácia piscando um olho?
Nada que a medicina não dê jeito, aliás, dizem que a medicina está tão avançada que não há praticamente ninguém que se possa considerar completamente são e os médicos, por sua vez, diagnosticam os pacientes apenas com um olhar(deve ser a tal de telepatia).
Tem gente que não pode ver um chinelo(chapéu) virado que corre desvirá-lo,uns por obsessão outros por crerem que traz azar e muitos nem sabem realmente o porque, mas o fazem, talvez nem seja um tique, uma obsessão, uma mania mas sim uma crença ou superstição. Claro que ninguém admite ser supersticioso como aquele cidadão que insistia:
- Não sou supersticioso (batendo na mesa), não sou supersticioso(batendo na mesa) e não sou supersticioso(batendo na mesa), três vezes para dar sorte.
Na verdade nem sempre conseguimos definir o que é tique nervoso, obsessão-compulsiva, mania ou superstição pois, leigos que somos, só nos resta tentarmos não adquirir hábitos ou manias repetitivas que venham se transformar em obsessão-compulsiva.
Wilson Silvério