UMA VISÃO ANARCO-LIBERTÁRIA SOBRE A POLÍTICA INTERNA DOS PARTIDOS POLÍTICOS.

Convenções de Partidos Políticos, no Brasil, em sua maioria é decisão aristocrática e os filiados são apenas usados para fazer número! Todos vão sabendo quem é o candidato que alguma cúpula fabricou nome na Mídia Capitalista!

1. Os Partidos em sua maioria não funcionam, não têm atividades a não ser quando se aproximam eleições. Funcionam apenas para eleger candidatos e depois não têm ações comunitárias e vários fazem parte de vendetas, são venais em sua maioria; apóiam quem tem grana ou quem oferece melhores vantagens num futuro governo, comprometendo a seriedade administrativa. É nesse período que os dirigentes partidários correm atrás de filiações para engrossar o caldo das Convenções que são obrigatórias para dar aval ao nome de algum candidato.

2. Os filiados aos Partidos são convencidos por uma equipe de marketing para assinar a ficha de filiação, principalmente levados pelo papo de que precisam ajudar a eleger algum candidato que as cúpulas partidárias escolheram. Muita gente se filia a Partidos, não por ideologia ou levada a "ajudar algum candidato" previamente escolhido pela Diretoria do Partido que não foi eleita pelos filiados (os filiados se filiam quando a Diretoria já existe, pois os Partidos são montados logo com uma Diretoria). Nesse processo, os filiados não participam diretamente, mas apenas dão aval a um nome lançado e escolhido por uma cúpula diretora, numa escolha oligarca ou aristocrática que nada tem de democrática. Seria democrática se fossem sempre ativos, com os filiados participando de tudo e houvesse disputas pela indicação. Mas sempre há uma incrível unanimidade antes mesmo da Convenção para a qual os filiados vão já certos sobre o nome a aplaudir (Nelson Rodrigues tinha razão quando afirmou que "toda unanimidade é burra"). Por fim, esses filiados são usados, levados pela Mïdia partidária que cria "a imagem" de algum nome a ser lançado e não pensam nesse aspecto de escolha.

3. Observamos que vários nomes que os Partidos não falam nem lançam porque não fazem parte de suas fileiras, muitas vezes são comentados nos meios sociais como pessoas que têm boas idéias, são equilibradas, gostam de trabalhos comunitários e poderiam administrar um Município, Estado ou a Nação!

Por este motivo, defendemos que deveria existir na Legislação Eleitoral Brasileira a possibilidade de se candidatar sem ser filiado a Partido Político (o cidadão que quisesse concorrer a eleição para alguma posição legislativa ou de chefe de executivo, bastaria registrar a candidatura portando RG, CPF e Título de Eleitor, sem precisar de burocracias partidárias). Somente assim se acabariam os "governos de partidos", cuja maioria não representa ideologia ou programa governamental (a maioria dos programas são esquecidos ao conseguir ser vitória na eleição), mas apenas um conluio de interesseiros que atravancam as decisões executivas.

Com certeza, a maioria dessa gente que prega democracia neste país, tem em suas agremiações partidárias atitudes centralizadoras, oligarcas e aristocratas; iludem ao povo com propaganda enganosa, ludibriando, pisando na ética e na democracia. Nosso povo precisa participar mais diretamente das decisões políticas. A maioria dos políticos implantaram a idéia que o povo precisa de salvadores e que existem poucos "especialistas" para administrar. Esses poucos especialistas levaram nossa Nação aos escândalos de corrupção. Governantes que foram atender às exigências partidárias, deram vez aos escândalos das "panelinhas corruptoras da ética e dignidade administrativas".

Outro dia, conversando numa roda de jovens educadores e comentando que antes de escolher candidatos para uma convenção, o povo deveria ser consultado através de enquetes. Uma das pessoas disse que isso seria muita despesa, despenderia tempo...

Ah! Então eis o mal da nação preguiçosa "deitada eternamente em berço esplêndido"! Pior são as despesas das infecções públicas de corrupção!

As "panelinhas" começam antes mesmo de registrar os candidatos para as eleições! Alguns chamam de "somar valores" mas outros veem isso como "formação de oligarquias" com intuitos de se dar bem ao eleger candidatos porque todos terão fatias das pizzas e a maioria dos "convidados a se filiar", ficaram "vendo a banda passar" ou "chupando o dedo" ou "vendo as ânsias indo pras cucuias", levando para o linguajar populacho!...

© Jaorish Gomes Teles da Silva

Publicado no site do Jornal O OLHO como base sobre enquetes políticas divulgadas na Eleição de 2008 www.jornalolho.xpg.com.br

Mais informações e venda do livro no site do autor: www.jaorish.xpg.com.br

Canal no YouTube com clipes do autor: www.youtube.com/Jaorish

Jaorish
Enviado por Jaorish em 08/01/2009
Reeditado em 08/01/2009
Código do texto: T1373456
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.