VIVA A TERCEIRA IDADE

A poucos dias atrás o Presidente Lula, em discurso, disse que as pessoas, ao se aposentarem, não deveriam ficar em casa atrapalhando a família..., precisam sair..., ou seja, enquanto forem produtivas e sustentarem o lar podem ficar à vontade mas, a partir do momento que outros as julguem inúteis, o melhor é não atrapalharem.

Infelizmente muitos pensam assim daqueles que tiveram uma vida inteira de dedicação, que são verdadeiras fontes de sabedoria, que ilustram nosso passado com suas lembranças, que nos deram total apoio e sustentação para nossas fraquezas, aturaram nossos defeitos e chatices, choraram escondidos a frustração de não poderem dar tudo aquilo que pedíamos, enfim, a mais pura expressão do amor personificado.

A terceira idade deveria ser respeitada, privilegiada e exaltada por todos porque acondiciona tudo de mais belo que um ser humano pode ser, é a síntese da espécie narrada em vincos.

Será que, essas que viram as costas aos mais velhos se julgam imortais, esquecem que trilharão o mesmo caminho e que a verdadeira fonte da juventude, para eles, somos nós quando levamos alegria, amor e afeto a seus corações.

O hábito da leitura enriquece nosso vocabulário e nos acultura mas não se iguala a uma boa conversa, um simples bate papo com pessoas mais velhas que além dessas qualidades todas ainda transmitem calor humano, essência vital do prazer.

Também acho irrelevante homenagear as pessoas quando morrem( ...foi excelente professora....., ...um amigo sem precedentes...) pois tenho certeza que as mesmas ficariam muito mais felizes com uma visita, um gesto de carinho, enquanto vivas, do que uma página inteira de elogios em um jornal depois do funeral. Por que não valorizar os vivos? Por que não reservar um cantinho do jornal somente para destacar pessoas que de algum modo contribuíram para com o social como um todo. Destacar aquela excelente professora, aquele inigualável médico, o cidadão benemérito, aquele ‘’amigo’’ que serviu de pai, o bom político (ops...acho que forcei a barra...pula esse), enfim, pessoas do nosso convívio que foram esquecidas mas que merecem o nosso reconhecimento.

Espero que eu viva o suficiente para fazer parte deste seleto grupo que não é somente o orgulho da nossa cidade mas sim o nosso maior patrimônio cultural.

Viva a terceira idade.

Wilson Silvério