TECNOLOGIA
Nestes tempos de mundo moderno a tecnologia está tão avançada, tão avançada que nem sabemos como lidar com ela exatamente.
Na época do vídeo cassete a maioria das pessoas apenas sabiam colocar a fita e dar o play, poucos liam os manuais( e isso acontece até hoje) e uma minoria sabia que poderia programar o aparelho para gravar seu programa ou sua novela ``favorita``...e sem ter que ligar a televisão...impressionante. Era o sonho de consumo de muitos cinéfilos, lembro-me até hoje da alegria do português amigo meu quando comprou seu primeiro vídeo cassete e eu até perguntei onde tinha arranjado o dinheiro para tal extravagância e ele respondeu que tinha vendido a televisão.
Os celulares eram enormes e, nós, parecíamos estar bêbados ziguezagueando nas ruas e calçadas a procura de um melhor sinal...era um terror, conversas entrecortadas e recados que não se completavam, imagino quantos celulares foram atirados no chão por usuários num acesso de fúria.
Veio então os PC`s da vida, ruins, lentos e com monitores preto e branco ou ``monocromático``( que chic) onde tínhamos que inserir um enorme disquete com o ``DOS`` que nada mais era que um sistema operacional que iniciava a máquina e aí sim colocávamos outro disquete com o programa a ser usado...
Máquinas fotográficas que levavam um tempão até acertarmos a colocação do filme, isso quando não errávamos e batíamos ``trocentas`` fotos em cima da mesma pois desencaixava o sistema de tração do filme e ele não rodava...lá vai nós batendo fotos achando que estávamos fazendo o maior sucesso, registrando momentos marcantes.
Tinha também as filmadoras... que precisavam de um halterofilista para carregá-las de tão imensas e pesadas que já contavam com vários recursos...mas que poucos usavam...o fácil mesmo é dar o play, ver a luz e o ``rec`` piscando indicando que estava gravando...gravando fitas chatas, sem graça e cansativas que nunca tivemos ``saco`` de assistir depois e, quem tentou dormiu.
Lembrando de tudo isso agora parece que foi ontem...mas é só olharmos ao redor e dá para percebermos as diferenças.
Parece que a grande jogada é a miniaturização...e, quanto menor, mais moderno, com mais recursos e também mais caro...é claro(vivo, TIM, oi...).
Concordo que com a diminuição do tamanho dos aparelhos eletrônicos eles ficaram mais discretos, mais cômodo para se carregar, mais fácil de se guardar...mas tente ler o número da ligação que teu celular está recebendo...só com lupa, tente fazer manutenção no seu notebook ou abrir o seu CD player...ai, ai, ai...quantas peças irão sobrar e se levar numa ``autorizada`` aí ferrou de vez. A coisa anda tão esquisita que se você tiver de comprar os dois cartuchos de tinta da tua impressora(dependendo da marca e modelo)é melhor jogar ela no lixo e comprar uma nova, dá para entender?
Li outro dia que a televisão irá incorporar tudo, DVD, computador, internet, mp4, enfim, você pode não ter nada...ou mesmo perder tudo...mas a televisão não poderá faltar na sua vida, será mais imprescindível que a própria esposa...aliás, nem sei se precisaremos de uma esposa pois a TV acende as lâmpadas da casa, liga eletrodomésticos, acessa contas bancárias, supermercados, lojas...ufa será que esqueci algo? Ah... o sexo? Será virtual com certeza, sem o perigo das DST`s, gravidez e principalmente partilha de bens...eita tecnologia porreta!
Wilson Silvério