Não use shampoo de laranja, deixa o cabelo um bagaço

Vivemos num mundo moderno, cheio de tecnologia e impressionantes avanços científicos, na era do computador, bytes e megahertz, mas nada se compara ao marketing (propaganda) para se vender produtos e serviços.

É impressionante a criatividade dos profissionais dessa área, como eles conseguem transformar um produto medíocre num sucesso de vendas, através do design (lê-se: diz’ain, que chique) e de adjetivos que nem os próprios fabricantes conhecem.

Reparem nos rótulos dos shampoo’s, é incrível as peripécias desse produto tão simples mas que conquistou a cabeça dos consumidores no mundo todo.

Tem shampoo’s de algas marinhas (que profundidade), com lanolina (bonito nome), babosa (eca), ervas (que aroma), dna vegetal (pura tecnologia), jojoba (ahahahahahah), frutas (que natural), enfim, para todos os gostos e cabelos.

O gostoso mesmo é ler os textos, contido nos rótulo, que explicam a forma de como agem nas melenas, por exemplo:

- Contém em sua formulação suave e balanceada uma combinação dos extratos naturais da camomila e macela, ricos em substancias fotoprotetoras (ahahahahah) que associados à ação reparadora e reequilibrante (que poder) dos ceramidas, protegem e fortalecem os cabelos.

- Shampoo seda dna vegetal contém em sua fórmula dna vegetal (que clareza).

Dna vegetal é um ingrediente especialmente desenvolvido, que age no fio de cabelo nutrindo e hidratando-o.

- O shampoo seda algas proteinadas limpa e devolve a aparência natural dos cabelos oleosos, deixando-os soltos (deve ser por isso que somem), saudáveis (nem sabia que estavam doentes) e com volume.

Vocês sabiam que lavam seus cabelos com ‘’propilbetaína, lauril éter, sulfato de sódio ( não é a toa que existem cabelos rebeldes), formaldeído, diestearato de etilenoglicol, polímero carboxivinílico, goma guar quartenizada, dietanolomina de ácido graxo de coco e poliquartenário sete...ufa!

Será que os consumidores escolhem os shampoo’s pelos ingredientes, pela cor, pelos dizeres das formulas mágicas, formatos das embalagens, desenho no rótulo, quantidade ou preço mesmo?

Ainda tem a propaganda no rótulo que diz: ‘’...para cabelos claros’’, ‘’restauração profunda’’, ‘’cabelos longos, normais e secos’’, ‘’hidrata e protege’’, ‘’neutro proteção antipoluição’’(vou usar no nariz), ‘’dá vida aos cabelos’’, etc.

Quanta besteira, tudo estratégia de marketing para vender, fazendo vocês acreditarem nos poderes mágicos desses produtos que, no fundo, são todos iguais, a começar pelas formulas. O que muda mesmo é a cor, o cheiro, a embalagem e principalmente os preços (exorbitantes) mas resultados mesmo...com a palavra os carecas.

Wilson Silvério