QUATRO DE JANEIRO 
   É o quarto  dia do ano 2009.
Ano Novo Amigo que está acontecendo comigo? O que interferiu no meu bem? A leitura de escritas de 2004? Cadê meu espírito de liberdade? Cadê o meu espírito liberto? Ano Bom, quê ou quem interferiu no meu equilíbrio normal? Eu não sou de fazer perguntas e não gosto disso, eu sou mais é de encontrar respostas e, se não encontrar, dar soluções aos obstáculos,
      Li demais? Reli a Lygia Fagundes Telles e não me senti bem, ela é de uma educação masculina, um tempo em que parece que ela, pessoa, não pode se abrir em flor total que ela é?  O seu mérito foi direcionado pelo masculino da época de sua juventude e infância; será que ela sofreu imposições mais definitivas do que eu sofri, mas que, hoje olho por fora e com compreensão?
Saramago gosta e gostava dela. ele é do tempo que ela invocava? Ou seja o mundo literário e subjetivo/cultural masculino de uma época?
       Ou ela é assim mesmo?
       Eu sou é louca, quem sou eu em apertar em inquietações e sofrer por um possível maquiavelismo sobre a infância da menina Lygia Fagundes? Eu, leitora dela, estou sofrendo por eventual e injusto crime sobre a sua potencialidade literária?
     MLuiza , menos... Pense em si mesma...
     é que, no fundo, você queria começar o ano em plena realização pessoal.              E ainda está deitada na sua rede cuidando só do seu pezinho de tulipa e da aguinha dos passarinhos, e ainda não viu nem unzinho encantar sua manhã?
     Você pensou que não fez expectativas para o Ano Novo, mas ta quase percebendo que alguma fez?
       Ai coração humano por que você se encobre?
       Do que?
Primeiro erro - ler sobre 2004, bem escritos, e dai?
Deixe pra lá, é passado, finito est. Ah, mas ta registrado em palavras... Por isso mesmo que não deve voltar a elas; e também por que você quer explicação pra tudo? Perguntas e respostas são as coisas mais incômodas.
     O bom é só viver, sentir, ser. O momento se transforma a toda hora.
     É...
     Nem um selinho veio até agora beber a sua aguinha...
     A tulipinha cresceu talvez  um centímetro...

     Não se deixe abater pelos palestinos mortos pelos israelitas logo no inicio do ano! Você fica com vontade de não gostar dos judeus ou dos americanos?
     Não se deixe abater  porque a ortografia portuguesa foi legalmente alterada... Modificada, escreva do seu jeito mesmo, a gente se acostuma com tudo na vida, até a gostar e tomar cocacola...

     Ai coração meu, o beija-flor rei, azul marinho, chefe do espaço aéreo ao redor veio e bebeu várias vezes a aguinha doce...
     Oh bem! Oh bem, encontrei uma primeira resposta... é o contato com o puro, com a Natureza, com o que nos fala ao coração!