PREVENIR, AINDA É MELHOR QUE REMEDIAR

Engraçado como as pessoas se transformam diante de uma situação ligada à saúde ou diante de um médico. Não sei se pelo medo da dor, do sofrimento ou mesmo da morte, o certo é que, nestas situações, até a criatura mais recatada deste mundo se despi com a maior facilidade e sem a menor cerimônia como se o médico, ali presente, fosse alguém da sua intimidade, muito mais até que os próprios pais ou marido.

Isso sem levarmos em consideração as inúmeras posições (sonho de muitos maridos) que não constam nem no Kama Sutra de tão...’’profundamente’’ reveladoras que são, as quais nem Calígula sonhou e se visse ficaria ruborizado.

É claro que o profissional está cumprindo suas obrigações (são ossos (dedos, mãos) do ofício), levando à risca tudo o que aprendeu na faculdade para melhor diagnosticar, sem erros ou falhas para, conseqüentemente, alcançar um rápido restabelecimento do paciente.

Você já fez exame de fezes? Tem amigo meu que disse não ter feito porque não conseguia acertar a latinha (pode?), outro levou a latinha até o laboratório e entregou à recepcionista, quando ia saindo a moça o chamou pedindo que colocasse o nome e ele escreveu: bosta(ai, ai, ai).

Bom mesmo, principalmente para os machões de plantão, é fazer o espermograma, você chega no laboratório, a moça lhe dá um vidrinho (esterilizado, é claro) e indica o banheiro para colher... ‘’o material’’ (o material, “p....” !!) e aí começa o drama, sim pois pra uns; nem as revistas pornográficas ajuda...a ‘’levantar o moral’’, ainda mais quando são de mil novecentos e bolinha que você abre e vê a Derci Gonçalves ou Aracy de Almeida (aquela jurada do Silvio Santos) pelada (que susto); já para outros, um tanto ...empolgados, é mais fácil, digamos, colher o material, o difícil é lembrar na hora H de acertar o vidro, por isso tem revista que nem abre mais (eca), ia esquecendo de um detalhe, a coleta deve ser feita após cinco (longos) dias de abstinência absoluta, já houve caso de acertarem o teto (é mole).

Exame de urina já é mais tranqüilo, pode-se colher em casa, mas deve ser a primeira do dia, aquela que nos tira da cama e que no desespero, às vezes, faz com que erremos o alvo (eta molhadeira), para as mulheres pode ser um pouco mais complicado pois, sem ...’’articulação’’ para mirar, não deve ser fácil acertar o vidrinho por isso tem umas que levam no vidro de azeitonas, maionese (a boca é mais larga, do vidro, lógico).

Certa vez levei um amigo ao Hospital para colher sangue para análise, porque seu pai que estava internado tinha sangue raro e precisava de transfusão, e a enfermeira retirou três seringas enormes, pensei comigo, se for compatível não vai ter muito mais para tirar pois ela já esgotou o doador. Tem exames que não acabam mais, de glicemia (dizem que diabetes significa: dançarinas do diabo), colesterol, HIV, papanicolau (esse vai fundo), próstata ( escolha um médico sigiloso, fuja dos dedo-duros), etc..., mas, brincadeiras a parte, a prevenção ainda continua sendo o melhor remédio.

Wilson Silvério