Rico cafézinho!

Falávamos sobre a 54ª feira do livro,que aconteceu em outubro aqui na cidade (Porto Alegre).Sempre um evento fascinante e obrigatório de se frequentar.

Comentei que tinha visto,com uma das amigas presentes, um verdadeiro café literário no dia anterior,na feira.

Na praça de alimentação,sentados como qualquer mortal,estavam,numa mesa ao lado da nossa tomando café,o escritor Luis Coronel,Carlos Urbim em companhia do músico Rui Biriva(figura interessante,que estava gravando para seu programa semanal pouco antes,e que é irrelevante na cena).Conversavam eles e riam,indiferentes ao povo que tirava fotos de celular deste encontro.Atentos ao papo,nem viam o povo que fazia de conta que ainda tinha algo para consumir na mesa,enquanto tentava ouvir a conversa ( e que vontade que deu de invadir aquela rodinha de amigos,sentar naquela mesa também!).

Como imaginação não paga imposto,a minha voou ligeirinho e acrescentei na cena mais alguns ícones,sentados numa mesa próxima.

Imaginei Luís Fernando Veríssimo conversando com seu pai,Érico,e com Jorge Amado.Na mesa ainda Castro Alves e Machado de Assis.

Mesa doida!

Luís explicando a Érico as vantagens de se usar o computador,a Internet.

-Pai,a informação é instantânea!Escrevo para o mundo em minutos!Não preciso sair de casa,viajar para para o Japão!Nem tenho o trabalho de armazenar papéis,para a Ecologia,que economia de vida!É o progresso!

Érico,amável,batendo no ombro do filho,dizendo:

-Menino,minha máquina ainda tem muita fita e estou tão acostumado à ela...

O cachimbo fumegante acompanhando o sorriso,forçando o lábio no lado esquerdo da boca.

Jorge Amado,apoiando o amigo:

-A modernidade é boa,mas nada substitui um velho amigo!Figura cheinha,mãos segurando a barriga,os olhos em paz observando o povo ao redor,como sempre.Com jeito baiano,sem pressa,restava a atenção nos casais que passavam de mãos dadas,na aflição dos garçons que corriam para prestar um bom serviço em sua mesa,no barulho que todos faziam ao conversar.

-Falo de minha máquina também!concluiu.

Castro Alves curioso sobre o progresso,querendo mais informações sobre o processo.Pensava já em segurar e enviar e-mails com suas poesias,que teimavam em sair de seu bolso e invadiam as mesas vizinhas.As pessoas nem ligavam!As poesias dele pareciam crianças,corriam de um lado para o outro,entre as mesas,surrurando no ouvido das pessoas mais sensíveis,que sorriam quando as recebiam!

Machado,sisudo,procurava entender o nosso tempo.Falava com ele mesmo,respondia aos colegas por monosílabos,acompanhando a conversa de longe.

-Hum...!Hã-hã!...Maravilhado com as mesas e as colherinhas de plástico,sorvia o café com jeito de quem não fazia isto há séculos!Rico cafézinho!

Com certeza descreveria isto em um de seus contos.Pediu licença aos amigos,tirou um toquinho de lápis do bolso e escreveu uma linha num guardanapo,pensando em não esquecer, "o café não é só um líquido,é despertador de sentidos"!

Castro Alves,feliz como menino que tem orgulho de suas bolinhas de gude,insistia em abrir os bolsos e dividir suas poesias.Olhou o pôr-do-sol do Guaíba e se inspirou,pediu a palavra!Lhe foi dada,mas as palavras não saíram!

Todos olharam na direção do rio.

Tão lindo estava naquela hora,dourado,laranja e vermelho,que todos emudeceram!O sol,bola vermelha,sumiu devagarinho,como quem dá a deus de mansinho,com vontade de ficar.

Os imortais se calaram diante desta visão tão linda e comum!.Os corações de Castro alves e Jorge Amado batiam como tambor.Uma lágrima surgiu no olhar cansado de Machado,diante de tanta beleza!Fernando abraçou saudoso e forte o pai,que retribuiu com um beijo em sua testa.

A imagem deste final do dia se multiplicaria em doces palavras ou poemas,desnecessários de serem pronunciados no momento.Só eram sentidos,ainda!

Este dia imaginário,esta tarde ficaria para sempre na memória,pelo menos na minha!

O assunto continuou em nossa mesa,mas minhas amigas não entenderam o motivo do meu sorriso.Só vocês!

*Um sincero e agradecido muito obrigado por todo o incentivo recebido de vocês,em cada comentário em meus trabalhos,amigos,aqui no Recanto no decorrer de 2008.Beijos no coração de cada um!

Brigeth
Enviado por Brigeth em 03/01/2009
Reeditado em 14/01/2009
Código do texto: T1365333
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.