Pisadas na Bola

Em matéria de futebol, o Brasil sempre teve grandes jogadores. Mas o bairrismo dos dirigentes sempre pôs tudo a perder.

Por exemplo, o que aconteceu na Copa de 1930, no Uruguai.

O Brasil poderia ter formado uma grande seleção, visto o futebol paulista ter uma grande safra de excelentes jogadores.

O Sr. Píndaro de Carvalho, que fora zagueiro da Seleção Brasileira de 1919, representando a C.B.D., veio a São Paulo e selecionou 15 jogadores de São Paulo: Goleiros: Clodo e Atié, zagueiros: Grane, Del Debbio, médios: Pepe, Amílcar, Serafini, Atacantes; Luizinho, Filó, Arakém, Petronilho, De Maria, Heitor, Nestor e Friedenreich.

Com mais os craques do Rio formaríamos uma Seleção para conquistar o título de 1930. Porém, ai veio a política. Os dirigentes da C.B.D. não permitiram um dirigente paulista na comissão técnica. Não restou outra alternativa aos dirigentes paulistas senão a de negar a ida dos jogadores de São Paulo para a Seleção.

Com esse grande desfalque, fomos eliminados na 1a fase ao perdermos da Iugoslávia e ganharmos da Bolívia.

O Brasil jogou nessa Copa com Joel, Brilhante e Itália; Fernando, Fausto e Hermógenes; Poli, Nilo, Arakém, Preguinho e Teófilo. Ainda participaram do 2o jogo Veloso, Russinho, Zé Luiz, Carvalho Leite e Moderato.

Fizemos, de fato, uma triste figura. Arakém só participou da copa porque estava sem contrato com o Santos F.C. e foi inscrito como jogador do C.R .Flamengo.

Laércio
Enviado por Laércio em 01/01/2009
Código do texto: T1362188