O PEDIDO DE ANO NOVO

Mais um ano se vai célere. O tempo passou a jato por 2008, em dias que pareceram ter 12 e não as convencionais 24 horas. Sem percebermos,2008 praticamente acabou. E todo ano que se vai, leva consigo as alegrias e as tristezas vividas, os projetos que tornaram- se realidades e aqueles que não passaram de sonho, todos os objetivos, conquistados ou não. Tudo isso passou como um foguete à nossa frente na cronologia maluca da Terra.

Mais um ano se achega. Com ele, novos sonhos, objetivos, projetos. Alegrias e tristezas farão parte de nossa vida, sem dúvida.

Aparentemente nada muda.

Os sonhos de ver um mundo melhor, menos violento e desigual; o objetivo de garantir o futuro material da família, as orações em favor da melhora da saúde financeira mundial...

Ano vai, ano vem e nós não saímos do lugar comum. Nossas buscas são sempre as mesmas. A passageira e ilusória felicidade da matéria, que com o tempo, esvai- se, o distante sonho de um mundo melhor, a infrutífera promessa de ajudar ao próximo, a infértil jura de emagrecer que nunca sai do papel...

O tempo marca nosso ritmo de vida e se faz presente dia a dia, implacável, dizendo que é preciso correr em busca das mudanças que almejamos. Sem perdoar desaforos, nos dá poucas oportunidades no curso da existência. É impossível comandá- lo. Ele sim, nos comanda, soberano. Agora escrevo. E escrevo agora, para não perder a oportunidade presente e ter de esperar a outra, cuja vinda é incerta.

Não sei muito sobre o tempo. Sei sim, que a vida é um presente e é o tempo presente. Almejo o futuro, claro. Não posso entretanto, viver em função dele. Valorizo o passado, sem deter- me no fracasso ou na tristeza vivida, tampouco vivo permanentemente a glória da vitória conquistada.

Decidi então, sair do lugar comum dos imutáveis e sonhadores desejos humanos.

Decidi ter sonhos mais palpáveis do que impossíveis.

Decidi viver e objetivar minha realidade ponderável.

Decidi não correr o risco de frustrar- me no caminho.

Só faço promessas que me são possíveis de cumprir, dentro de minha capacidade e vontade.

É tempo de mudar o rumo do pensamento, universalizar e ao mesmo tempo individualizar. O mundo só muda se eu mudar, passar a olhar a vida por um outro prisma, olhando- me como ser capaz de crescer e ajudar o mundo a crescer.

Por isso, tenho apenas um pedido ao Dono do relógio universal, que define o tempo de nossa estadia por aqui: Só quero saúde!

Com saúde terei ânimo; com ânimo terei força; com força serei capaz de trabalhar; trabalhando terei meu quinhão; tendo meu quinhão repartirei; repartindo, ele se multiplicará; multiplicando- se, matará a fome dos meus. Assim, estarei feliz e pronto a caminhar pelos caminhos de 2009, que serão traçados pela minha vontade e sobretudo pela Vontade Maior, regente absoluta da vida, nos quatro cantos do Planeta!

Saúde a todos os leitores e autores do "Recanto". Que todos possam, tendo saúde, buscar o caminho que melhor lhe convier na longa jornada da vida, que por sinal é o único bem que o tempo não é capaz de extingüir. O tempo envelhece a carne, matando o corpo. A vida porém, seguirá sempre intacta!

Marcello Santos
Enviado por Marcello Santos em 30/12/2008
Reeditado em 31/12/2008
Código do texto: T1360246
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.