Que nota eu mereço este ano?

Ano novo se aproxima,vida se renovando!

Como este texto,que comecei e recomecei várias vezes...

Ano novo é época de recomeços,de mudanças.Época de resoluções,de avaliação de vida,comportamentos,de pesar o que fizemos e consideramos bom ou mau.É tempo de auto-avaliação!

Na escola a tal da auto-avaliação nos fazia sofrer.Todo o final de ano,além de estudar para as provas finais,tínhamos que preparar respostas para a auto-avaliação acerca de conhecimentos que adquirimos,e nosso comportamento em aula no primeiro e no segundo grau.

Creio eu que quanto ao conteúdo das respostas,os professores só levavam em conta quando nosso comportamento não correspondia.As notas já estavam seladas.Mesmo assim,honestidade também contava pontos."Me esforcei.Estudei mas tive dificuldade em resolver as equações..." "Não consegui terminar a prova porque não li todo o livro." "Não sabia que ia ter prova,pois faltei no dia em que foi marcada,mas me comporto bem na suas aulas..." "Meu irmão rasgou meu caderno e meu cachorro comeu as folhas,não tinha onde estudar".E era isso.Super verdadeiro,de acordo com a adolescência e consciência de cada um.

Quando crescemos mais um pouco,a auto avaliação continua a nos perseguir,exigindo mais criatividade.

Na faculdade não é nada diferente,e a tal auto avaliação vira tema de concorrência,pois os professores avaliam a estrutura textual de cada um.E não podemos ser lacônicos!A prolixidade bem trabalhada,articulada tem seu valor e pode valer uma tese.

E vamos em busca do primeiro emprego,lá a auto-avaliação se modifica e transforma-se em "Fale sobre você mesmo e como você contribuiria com suas habilidades para o crescimento deste local de trabalho".Voltamos ao "bom comportamento em suas aulas"?Claro que não.Receber salário exige outro tipo de honestidade nas respostas..(depois que escrevi isto imaginei alguns políticos respondendo esta pergunta...)

Mais tarde ,na batalha pelo emprego e no mundo trabalho,isto continua.

A auto avaliação vale para aqueles que continuam buscando fazer diferença,melhorar a qualidade da sua contribuição profissional e pessoal onde atuam.Sempre.E dói fazer isso!Você considera um monte de fatores,de pessoas envolvidas com as atividades que você realiza.É muito fácil se cair no julgamento e postar as culpas de erros em comum nos outros.

E aqui ,no Recanto,quero avaliar hoje o meu trabalho.O que já produzi por aqui.Acho legal,porque tem textos que eu gostei mais,depois de prontos,que outros.Por exemplo,amei escrever "Amexeira",porque é altamente autobiográfico,é a minha infância em prosa,assim como "banho de chuva". "Minha cunhada e o sol" é sobre minha família.E meu haikai preferido é "Riacho",porque sinto o verão quando o leio,me faz um bem!"Rio" é o mais harmonioso,nas palavras e na apresentação.

Quase deletei o haikai "Mãe",mas acabei desistindo da idéia,porque temos que aprender com os erros.

Meu texto mais lindo é minha despedida de uma amiga especial,Suzi."Para Suzi,que não conhecerá 2009",escrito com muito amor e lágrimas e lido em seu velório.Meu texto mais bobo,porém cheio de sinceridade é "carta ao papai Noel".

Não consegui terminar de escrever a série infantil "Bolinhas mágicas",porque acho que as crianças merecem mais do que no momento posso dar...Minhas poesias preferidas são "O velho e o varal" e "Mar".Gosto muito do mar e escrevi lembrando das sensações que tive e tenho quando estou perto dele.A do velho surgiu depois de uma visita a uma feira de artesanatos lá em João Pessoa,onde um senhor viúvo,de 90 anos,ainda fabrica e vende redes,porque precisa trabalhar!

Surpreende que alguns tenham sido mais lidos que outros que achei mais bonitos ou sérios!Outros eram lindamente bobos,despretenciosos e bem-humorados,tipo "Bóris,o cachorro",embora realmente tenha acontecido tudo o que relatei.Meus textos bobos são como eu,segundo meus amigos mais íntimos.Sou emotiva,adoro rir,viajar,fotografar,ouvir boa música e tudo isto eu tento transformar em palavras.

Sou engraçada,mas não palhaça!Adoro rir,contar e recontar piadas legais,mas não machucar os outros com trotes ou depreciações.Até piada tem que ter uma certa ética!

E fico sem referência quando as pessoas lêem meus textos aqui mas não fazem comentários.Você vê que as pessoas leram pelo número de leituras que aparece,mas é só.Aí bate o sentimento de não ter feito nada legal,nem interessante.Que "nota" eu mereço então?Você gostou do que eu escreevi?

Sempre acho que é minha obrigação colocar o que eu achei sobre a idéia da pessoa que escreveu em um texto que eu li.Sério.E não sou profissional no assunto!Sou aprendiz sem pressa de chegar à mestria.Nem tenho esta pretensão,já que as palavras certas não brotam tão fácil dentro de mim.As bobagens,sim!Sou irreveverente,contestadora e acredito que protestando,de forma civilizada, pelo menos desacomodamos a quem nos opomos.

Sou amadora na arte de contar escrevendo coisas para os outros desta forma.Aqui eu aprendo para caramba!

Sou fã de carteirinha de Malu,agora Malu 1,de Marília L. Paixão,Maria Olímpia Alves de Melo,a Merô, e a jovem Mônica Mello,acho essa gurias geniais,prontas para seguir na profissão de escritora.Ângela Rodrigues Gurgel traz sempre harmonia e amor em seus textos.As poetisas Iza Soznoski,Rejane Chica,Anne Lieri,Lu Genovez são garimpeiras de emoções!Estas pessoas citadas são nossas companheiras aqui do Recanto.Originais,generosas espalham sabedoria,encantamento,

levantam o astral da gente e nos fazem refletir sobre coisas que nem sempre sabemos que estamos sentindo.Tem uma linguagem linda e peculiar,harmoniosamente colocadas em cada texto.São filósofas,são ótimas!Leio por prazer os trabalhos delas,como li os primeiros livros da infância hoje já distante.E deixo notas nos comentários escritos em cada texto que eu leio,de cada um aqui no Recanto, com o coração de quem recebeu um presente!Agora,é com vocês!

Beijos,feliz ano novo e vida nova para todos!

Brigeth

Brigeth
Enviado por Brigeth em 30/12/2008
Reeditado em 30/12/2008
Código do texto: T1359985
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.